Chefe do Escritório Local da Saneago denuncia proprietários rurais e diz que vai faltar água em Vianópolis, provavelmente, ainda hoje

O Chefe do Escritório Local da Saneago, Valdeir Rodrigues Batista, procurou nossa reportagem na manhã de hoje, 12, para denunciar ações irregulares de proprietários rurais ao longo dos córregos Natália e Dirceu.

Gado pisoteando minas, gado impedindo o curso normal das águas do córregos, uso de água para irrigar lavouras e falta de matas ciliares são alguns dos problemas detectados por Valdeir Rodrigues Batista durante vistoria feita nos últimos dias, ao longo dos Córregos Dirceu e Natália.

Valdeir já denunciou as ações irregulares junto ao Ministério Público e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e espera que ações sejam tomadas rapidamente pelas autoridades competentes. Ele informou à nossa reportagem que devido ao baixo nível de água do Córrego Dirceu, onde a Saneago faz a captação de água, vai faltar água para abastecer a cidade de Vianópolis e pode faltar água já a partir desta terça-feira, 12.

Na tarde de hoje, 12, Valdeir terá encontro com o Promotor de Justiça de Vianópolis para tratar do assunto.

 

FOTOS FEITAS POR VALDEIR RODRIGUES BATISTA, NOS ÚLTIMOS DIAS, AO LONGO DOS CÓRREGOS DIRCEU E NATÁLIA:

IMG-20170912-WA0033

IMG-20170912-WA0031

IMG-20170912-WA0036

IMG-20170912-WA0035

IMG-20170912-WA0034

 

 

9 comentários em “Chefe do Escritório Local da Saneago denuncia proprietários rurais e diz que vai faltar água em Vianópolis, provavelmente, ainda hoje

  • 12 de setembro de 2017 em 2:09 PM
    Permalink

    Ainda bem que o gerente da SANEAGO Esta sendo de muita coragem e esta levando a publico a realidade, pois muitas vezes foi tentado levar as denuncias a frente e eram tampadas das mais diversas formas até com demissão ou supressão de órgão, parabéns Valdeir isso prova sua consciência para com o futuro, só falta os órgão competentes i instituídos abraçar esta sua denuncia e levar para frente de verdade sem medo de machucar uns e outros politicamente e não se dobrarem de esquerdos a verdade dos fatos que prejudica todos nós e eles próprios, Deus ilumine que o Ministério publico entre com o rigor justo contra os degradadores e que puna também os omissos que tetarem puxar para debaixo do tapete fatos caóticos como este …. parabéns Olívio por publicar com transparecia e parabéns Valdeir. Esperamos que as autoridades de direito usem também este meio de comunicação para dar uma satisfação a comunidade….

    Resposta
  • 12 de setembro de 2017 em 2:35 PM
    Permalink

    E os dois poços artesianos que estão prontos a ano e meio e ainda não foram ativados para abastecimento ………..

    Resposta
  • 12 de setembro de 2017 em 2:37 PM
    Permalink

    Segundo portaria 2.914/11, do Ministério da Saúde – cabe ao concessionário dos serviços de abastecimento publico “zelar” pela bacia de captação …….

    Resposta
  • 12 de setembro de 2017 em 3:58 PM
    Permalink

    É o que eu digo, ai o MAIS UM- É MAIS UM MESMO EMPURRA BARRIGA …. Enquanto isso penduram-se nas portarias e o meio Ambiente as favas né , sempre o jeitinho de proteger os errados e se omitir a realidade… acorda estamos falando de vida …..

    Resposta
  • 12 de setembro de 2017 em 3:59 PM
    Permalink

    Quase passando da hora mais quem sabe agora vai começar a fazer algo sério em relação a este bem tão precioso, parabéns ao gerente da saneago.

    Resposta
  • 12 de setembro de 2017 em 9:31 PM
    Permalink

    Essa historia parece aquelas novelas Mexicanas, sempre mais um Capítulo.
    A tempo ou década , questiona-se o problema de abastecimento de água tratada em Vianópolis.
    O córrego Dirceu e seus afluentes, com pequenas minas , vem sofrendo pelo desmatamento em suas margens, desde sua nascente, bem como a falta de uma fiscalização pelos órgãos competentes, quer seja Estadual e os de competência do Município.
    Sempre deixando a desejar e com os resultados que ai estão, com o colapso no abastecimento.
    Das nascentes das vertentes existentes, todas caminha para o mesmo rumo.
    Da nascente do Primo, contemplada com a construção de um novo Cemitério…
    Da nascente próxima a Feira coberta, esta a vista de todos, morrendo pela escassez de água, também contemplada com uma possível usina de tratamento de esgotos ao custo de quase Vinte Milhões de Reais.
    A do Vereda ainda sobrevive pela fartura de suas nascentes, mas segue para o mesmo rumo caso não seja tomada medidas para preservar.
    Aquela das Duas Pontes, bem distante da Cidade , já foi um fartura de água, hoje é de lamentar.
    No resumo desta Novela, as autoridades do Município foram coniventes em sua conduta de Gestor Público, facilitando a permissão das licenças Ambientais, mesmo que as mesmas sejam de outra competência , mas poderia exercer o Poder de Policia em fiscalizar e preservar essas nascentes.
    Mas estas medidas não rende Votos, contraria os interesses daqueles que nunca preocuparam com o futuro.
    Enfim , neste capitulo trata-se da falta de água.
    Bom seria se fosse tratado da incompetência em resolver este e outros problemas de interesse Público.
    Se fosse tratar de outros assuntos pertinentes a este fato, passaria a ser caso de Policia, nunca respeitaram os limites de preservação de nascentes neste Município, sem exceção. Água para represas de irrigação não falta licenças, bem como fiscalização ou projetos.
    Para outros eventos não falta recursos ou soluções.
    Uma Vergonha tudo isso.

    Resposta
  • 13 de setembro de 2017 em 5:54 AM
    Permalink

    Por que não juntam pessoas e fazem um mini poço?
    Quando eu morava em Vianópolis, há mtos anos, ninguém tinha água tratada e ainda estamos vivos.

    Resposta
  • 13 de setembro de 2017 em 8:51 AM
    Permalink

    Onde vamos parar? Já tem 24 horas que estamos sem água. Quem olhará por nos? Tem como viver sem água? Tenho uma bebê e estamos aqui sem água.
    Pelo amor de Deus vamos ter consciência, vamos ficar utilizando água de forma indevida não, e a esses fazendeiros tem dinheiro mais não tem inteligência pq as atitudes deles afeta_los tbem, se não agora futuramente.

    Resposta
  • 13 de setembro de 2017 em 10:19 AM
    Permalink

    Acho que fiscalização está muito ineficiênte,cadê arvores para proteger essa água …vai deixar acaba tudo .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *