Enxames de Abelhas aumentam na zona urbana de Vianópolis e moradores são picados, inclusive, crianças

 

thumbnail (19)

Nos últimos dias, diversos moradores procuraram nossa reportagem para informarem que enxames de abelhas surgiram em vários bairros de Vianópolis.

Já se têm notícia do aparecido de abelhas nos Bairros Michelle, Delfino, além do Residencial Blazi e Green Park, próximo ao Bairro São José.

Na maioria dos casos, os insetos fizeram colmeias em buracos de postes de energia em diversos pontos da cidade.

Entre os meses de julho e novembro geralmente acontecem os processos migratórios das abelhas ou por estarem na época de reprodução ou devido às queimadas que ocorrem frequentemente em nossa região, as plantas que servem de alimento para as abelhas, são queimadas.

Com isso, os enxames procuram povoações e cidades em busca de alimentos.

Ocasião em que os acidentes referentes a ataques de abelhas tendo como vítimas seres humanos e animais acontecem com mais frequência.

Informações chegadas à nossa reportagem dão conta que várias pessoas já foram picadas, inclusive crianças.

Nossa reportagem buscou informações junto ao Comando do Corpo de Bombeiros de Silvânia quando a possibilidade da ação de bombeiros para a retirada de colmeias.

No entanto, este procedimento é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros.

A corporação só pode atuar em caso de estar acontecendo um enxame grande e colocando em risco um grande número de moradores.

Fora deste caso, a ENEL deve ser comunicada que tomará às providências cabíveis.

Nossa reportagem procurou um Apicultor de nossa cidade e lhe indagou se ele poderia fazer a retirada de uma colmeia no Residencial Blazi, a pedido de um morador.

Ele informou que somente com a autorização de todos os moradores da redondeza é que se pode fazer a retirada, sem queimar as abelhas.

No entanto, mesmo assim, pode ocorrer de abelhas picarem pessoas das casas próximas.

Por isso, a retirada deve ser programada e os moradores das proximidades da colmeia, serem comunicados.

2 comentários em “Enxames de Abelhas aumentam na zona urbana de Vianópolis e moradores são picados, inclusive, crianças

  • 13 de outubro de 2021 em 11:40
    Permalink

    Pois é, não são só as 🐝🐝🐝, que estão sendo expulsa de seus habitats, causada pelo fim das florestas com fogos e agrotóxicos, na minha casa dezenas de 🦜🦜🦜🦜, pombos e até um casal de Saracuras tem aproveitado o conforto para dormirem nos pés de frutos que preservou.

    Resposta
    • 13 de outubro de 2021 em 23:03
      Permalink

      Verdade o desmatamento já está abusivo eu, como funcionaria do Ibama aposentada, vou entrar em contato com a ouvidoria e pedir ajuda , para os fiscais do Ibama e policiamento ambiental tomarem algumas providências .

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *