Médico que apresentou estudo sobre saúde de moradores de Vianópolis em Cuba diz que maioria dos vianopolinos só procura atendimento médico quando está doente

O médico cubano Meinardo Zayas Vinent, que faz parte do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e está trabalhando em Vianópolis desde 2014, apresentou no mês passado, na III Conferência Internacional de Saúde Pública realizada em Cuba, quatro trabalhos científicos de estudos realizados na saúde pública de nosso município.

Os trabalhos foram desenvolvidos na Unidade de Saúde do Bairro São Vicente, contando com o apoio de agentes de saúde e de outros profissionais de área.

Falando à nossa reportagem, Meinardo informou que, após os levantamentos realizados, detectou que grande parte das pessoas pesquisadas só procura um médico quando está doente e não sabem os riscos das doenças que tem, principalmente no tocante à pressão alta. Segundo ele, elas não buscam se prevenir de doenças.

Os estudos começaram em 2014, tendo sido feita uma criteriosa análise da situação das pessoas atendidas na Unidade de Saúde do Bairro São Vicente.

Em 2015, descobriu-se que as mulheres com idades acima de 40 anos eram as que mais procuravam a unidade de saúde para aferição de pressão arterial.

Na análise, chegou-se à conclusão que os homens acima de 40 anos eram os que menos procuravam para aferir a pressão arterial e eram eles que apresentavam mais problemas de pressão alta.

Após acompanhar mais de 50 pessoas no estudo realizado no ano de 2016, o médico cubano identificou diversos fatores de riscos como, por exemplo, obesidade, sedentarismo e colesterol alto.

Com os resultados em mãos, ele, contando com o apoio de outros profissionais de saúde, passou a orientar as pessoas pesquisadas para mudarem seus hábitos alimentares e realizarem exercícios físicos.

Com isso, segundo Meinardo, os investigados passaram a apresentar melhores resultados na aferição da pressão arterial, uma vez que mudaram seus hábitos alimentares e passaram a conhecer mais sobre a doença.

Além do mais, passaram a procurar menos a Unidade de Saúde.

O médico cubano disse que, após esse diagnóstico, descobriu que a maioria das pessoas somente procura atendimento médico quando está doente e, dificilmente, como prevenção.

E mais, esclarece Meinardo, as pessoas não sabem dos riscos das doenças que tem. Ele disse que a população de Vianópolis tem uma alimentação com muita gordura, ingestão de muita bebida alcoólica e a pouca prática de exercícios físicos regularmente, e também destacou o excesso de consumo de carne bovina na alimentação.

Meinardo Zayas Vinent finalizou a entrevista dizendo que é preciso que os órgãos de saúde, assim como outras secretarias e organizações religiosas e não religiosas, realizem campanhas de conscientização para melhorar a saúde da população vianopolina. Com isso, segundo ele, elevam-se os anos de vida vividos pelas pessoas.

Um comentário em “Médico que apresentou estudo sobre saúde de moradores de Vianópolis em Cuba diz que maioria dos vianopolinos só procura atendimento médico quando está doente

  • 24 de maio de 2018 em 9:42 AM
    Permalink

    Parabéns ao Dr. Meinardo, pelo trabalho que esta fazendo em nosso município.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *