Vereador de Vianópolis apresenta projeto na Câmara para que a Saneago instale equipamento que elimina ar na medição da água

Após receber reclamações de moradores de Vianópolis, o vereador Edson Soares de Carvalhov(Edson do Salão) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal, que pretende regulamentar a instalação de aparelhos eliminadores de ar na tubulação dos imóveis em nossa cidade.

Algumas pessoas reclamaram ao vereador Edson do Salão que o ar existente nas tubulações está gerando gasto inexistente. Ou seja, uma espécie de “água fantasma”.

Principalmente nas pontas das redes das tubulações da Saneago, estão ocorrendo medições desnecessárias, aumentando assim, os valores nas contas pagas pelos consumidores de água em Vianópolis.

Os redutores de ar são dispositivos que se destinam a eliminar o ar existente na tubulação.

Esses equipamentos devem ser colocados antes dos hidrômetros e têm como objetivo impedir que o ar seja calculado na conta mensal de água do consumidor, além de preservar a vida útil dos hidrômetros que giram em alta velocidade por conta do ar expelido na tubulação que ocorre, principalmente, quando falta água na cidade.

Segundo especialistas da Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), a instalação do equipamento pode significar economia de até 35% nas contas de água, ressaltando que esse percentual pode variar de uma região para outra, de acordo com a frequência de interrupções no fornecimento de água,

O projeto foi aprovado em primeira votação na sessão de ontem, 07, do Legislativo Vianopolino.

Falando à nossa reportagem, o vereador Edson do Salão explicou que o projeto foi apresentado após receber reclamações de muitos vianopolinos.

Edson do Salão afirmou que, caso seu projeto  seja aprovado e a Saneago não tome as devidas providências, ele vai até os órgãos da esfera estadual a fim de resolver este problema.

Também foi ouvido por nossa reportagem o chefe do escritório local da Saneago, Valdeir Batista Rodrigues. Para ele, a situação não é tão preocupante como disse o vereador Edson do Salão.

Valdeir Batista Rodrigues disse também que quem tem poderes para fiscalizar e determinar mudanças no trabalho da Saneago é a Agência Goiana de Regulação, por isso ele não acredita que uma lei municipal possa ter força a nível estadual. No entanto, disse que vai aguardar para ver o que realmente pode acontecer.

10 comentários em “Vereador de Vianópolis apresenta projeto na Câmara para que a Saneago instale equipamento que elimina ar na medição da água

  • 9 de outubro de 2019 em 08:09
    Permalink

    Palmas ao Vereador Edson do Salão pela feliz iniciativa dessa lei e aos demais vereadores que apoiaram o seu projeto de lei.
    Aliás, Edson e leitores, A Saneago deverá instalar dispositivos que eliminem o ar da contagem do consumo de água em todo o município de Aparecida de Goiânia. É o que diz a Lei nº 3.461, sancionada pelo prefeito Gustavo Mendanha (MDB) e publicada no Diário Oficial daquele município no dia 14 de março de 2019.
    Lá em Aparecida de Goiânia a lei pegou e não foi derrubada por nada e nem por ninguém.

    Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 12:48
    Permalink

    Acredito q quando ficamos a par de atitudes como a do vereador Edson ficamos mais confiantes na politica. PARABENS !!!

    Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 17:27
    Permalink

    Parabéns ao Vereador Edson , ele está sempre em busca de melhorias para a comunidade . 👏🏻👏🏻👏🏻

    Resposta
  • 9 de outubro de 2019 em 20:39
    Permalink

    Parabéns,um ótimo projeto !!!!

    Resposta
  • 10 de outubro de 2019 em 08:10
    Permalink

    Parabéns tá fazendo seu trabalho com eficiência 👏👏👏

    Resposta
  • 10 de outubro de 2019 em 16:19
    Permalink

    Qualquer político que faz atitudes para o bem dos seus eleitores é bem visto, não sei porque não fazem mais projetos para amparar seus eleitores. Vai em frente e faça valer a lei.

    Resposta
  • 10 de outubro de 2019 em 21:01
    Permalink

    Está precisando msm á uns 2 meses atrás minha conta normal de água era de 30 reais ai tava faltando muita água no meu bairro ai quando ouvi meu relógio de água tava asuviando de barulho fui olhar ele tava rodando q nem loco só vento q estava girando o relógio nao tinha uma gota de água resultado do próximo mês mais de 120 reais na conta fui reclamar na saneago povo veio com maior descaso da gente povo sem educação falou q não tinha nada errado eles tem bem e q criar vergonha na cara e para de fazer poco caso das pessoas tá aqui minha reclamação e meus sinceros aplausos ao nosso vereador Edson meus sinceros parabéns pela atitude e coragem no meio de tantos corruptos

    Resposta
  • 11 de outubro de 2019 em 15:30
    Permalink

    Aqui na Irricampo Agronegócios de Vianópolis Tem esse Produto a Disposição, Não Perca Tempo e Reserve o Seu (Temos Poucas Unidades).
    62.98596-8149
    62.3335-2155

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *