
Na noite de ontem, 20/02, nossa reportagem foi acionada por algumas pessoas, denunciando que vários menores estavam consumindo bebidas alcoólicas na Praça 19 de Agosto, onde acontece uma festa de carnaval promovida pela iniciativa particular.
Em um dos relatos passado à nossa reportagem, a informação era de que muitos jovens estavam fazendo uma festa onde podia tudo.
Distante, com certeza, da vigilância dos pais, menores de 18 anos abusavam do consumo de álcool e do fumo.
Não se sabe se as bebidas foram levadas por ele para a Praça ou se conseguiram comprar nos bares da região.
Quem vendeu, forneceu, serviu, ministrou ou entregou, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, poderá responder criminalmente, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Nas redes sociais, algumas pessoas cobraram que uma fiscalização fosse feita pelo Conselho Tutelar na Praça 19 de Agosto. No entanto, nossa reportagem não teve conhecimento, até o fechamento desta edição, se a fiscalização havia sido feita.
Dentro do jornalismo sério que sempre fazemos, abrimos espaço para a manifestação do Conselho Tutelar de Vianópolis sobre o assunto das denúncias de consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos na Praça 19 de Agosto.

Muita coisa errada, acho que em uma epoca de carnaval deveria ter um planejamento do concelho pra fazer esse monitoramento sem precisar de denuncias , sem contar que certos bares ao redor da praça ta tendo uma moral com a prefeitura que ao meu ver ta errado usando a rua pra comércio sem contar a sujeira que fica depois…. Não sei talvez tô errado…
M7 não são só os bares central que tá tendo moral com a prefeitura, é só passar em bairros que vê bares tomando conta das noites e nenhuma viatura nem fiscal pra verificar nada, desrespeito com todos cidadão, tem proprietário de bar que só porque paga alvará acham que podem ficar a fechar tarde som alto etc, a prefeitura recebi o alvará mas também recebem os IPTUs então a sociedade tem direito de impor contra o funcionamento dessas merdas ficarem abertos até tarde, ministério público ajuda aqui vianópolis e região.
Quem controla menor de 18 anos é responsável (Pai e Mãe), tá faltando é isso. Jogar filho na conta de conselho, polícia, prefeitura e escola é coisa de vagabundo.
Conselho tutelar não é polícia para monitorar ou fazer ronda nas ruas, ou ficar plantado em festas vigiando filho de ninguem . A obrigação de saber aonde o filho vai , e o que está fazendo e somente dos pais ou responsáveis . Leia o ECA e e fique por dentro do que é atribuição do conselho . Fica a dica
Bom dia
O Conselho Tutelar não trabalha de fiscal de festa não . só trabalha com denúncia e se os menores estão bebendo os pais estão cientes da condição do filho.agora jogar pra sociedade é fácil e para o poder público.
Sugiro uma leitura ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
Onde estão os pais ? E quem dá dinheiro pra esses menores beberem ?
É fato que as autoridades competentes já não se preocupam a muito tempo com isso, e ja perderam o controle da situação. O que foi visto nesses dias se compara à Sodoma e Gomorra, pois aquilo que ouve ali na praça jamais poderá ser chamado de festa; um arrastão de crianças se embebedando e entrando em caminhos sem volta, músicas de baixo calão que envergonha qualquer cidadão ouvida a grandes distâncias. Uma coisa horrorosa!!!!!
E quem deveria se preocupar com a administração, o cuidado e a gerência do lugar, estava bem longe da baderna que deixou armar e foi aproveitar seu alto salário longe do circo de horrores, deixado a população a mercê desse caos.
Lamentável!
O Senhor como um advogado respeitado pela sociedade Vianopolina, poderia explicar um pouco melhor? Visto que os cidadoes tem preguiça de ler o estatuto. Ou talvez não seja preguiça, ressaca mesmo. Pois pra mim quem fala estava junto e no outro dia quer dar ibope
Eu fui jantar em um comércio local próximo à nossa praça, observei a quantidade de adolescentes transportando e ingerindo álcool . Logo ao chegar em casa comentei em um grupo de grande expressão de nossa cidade e com muitas autoridades. Mas não deram a mínima. Na praça não havia uma viatura se quer . Nem do conselho, nem de socorro muito menos da polícia militar. Uma vergonha. Daí quando acontece algo de grave, tentam justificarem as suas omissões.
Eleições…. Teremos novamente sim , com certeza. Tanto para vereadores, conselheiros e governantes . E o povo ; estará cientes e com muitos exemplos para escolherem novamente seus representantes.
O Conselho Tutelar não tem a função de cumprir as atribuições dos pais ou responsáveis na vigilância dos atos de seus filhos.
Os pais perderam o controle sobre os seus filhos, jogando suas responsabilidades em cima do conselho tutelar, se o filho está na rua e bebendo é pq o pai permitiu que ele estivesse na rua, conselho tutelar não é babá de filho de ninguém, quem deve buscar filho na rua é pai e mãe.
Não vemos em nossa cidade a proteção às nossas crianças e adolescentes. Proteção essa que é regulamentada em lei. Sendo 3ssa proteção dever da família, da sociedade, da comunidade e do poder público.
Fala sério!!! Agora todos são culpados menos os pai? Se estão lá é com a permissão dos pais. Disse em um comentário anterior no qual não foi publicado. Quem pariu Mateus que carregue. Esqueci os pais também participa… É só pegar os 600 reais e bora Carnaval. Se der errado é culpa do promotor, do prefeito e do conselho. Fala sério
A única culpa do prefeito é deixar fazer uma festa privada em local público e vazar na braquiara.
Engraçado existem pessoas que gostam de transferir seus problemas para todo mundo. Peraí irmão vc que fica julgando e cobrando do Conselho, cobra dos politicos vc é um covarde. Vc como pai e mãe tem o dever e obrigação de cuidar de seus filhos, quem fica ai julgando e porque os filhos são os primeiros a chegarem nestas festas. Muita hipocrisia de alguns comentarios aqui !
Muito bom a interação entre o público do blog … esclarecimento, sugestões, opiniões construtivas e principalmente a preocupação da população mais experiente com os mais jovens.
É importante sim , essa troca de ideias. Pois assim as autoridades nos assistem e nos ajudam à não enterramos nossos adolescentes e jovens tão cedo .
Não entendi bares utilizando ruas pública como terra de ninguém.
Vou fechar uma aqui e promover uma festa particular.
MP nessa ai fica omisso
O mais importante agora; é que os pais ou responsáveis pelos menores que deram entrada no hospital em coma alcoólico, vejam como e onde compraram as bebidas e denunciem para que estes respondam pela irregularidade. E que no final consigam direcionar os filhos num caminho melhor.
Pois nossas crianças e jovens estão precisando muito ! de amor , instrução e educação .
Concordo plenamente com o Dr Héber e com vc Maria.
Já faz tempo que os valores estão invertidos. Trabalhar em escola vemos pais “exigindo ou pedindo” ajuda com a educação de seus filhos. Já aconteceu de pais pedirem ” me ajuda a educar porque não dou conta sozinho”.
Aí vemos o que esperar da sociedade em que vivemos. E não venha dizer que são os últimos a saberem. Sou mãe com muito defeito, criei 4 filhos e sempre conheci os erros, os defeitos e as virtudes dos meus filhos .
Eu tenho uma adolescente dentro de casa, já falei variS vezes.PREFIRO VER VOCÊ DENTRO DE UM CAIXÃO, A VER ATRAZ DE UMA GRADE NA CADEIA. E não sai. Essa responsabilidade ê minha, e não do promotor, prefeito ou dos conselheiro.