
Terá início amanhã, 29/01, o Giro da Folia de Reis no Calvo e regiões adjacentes, mantendo viva uma das mais tradicionais manifestações da fé popular.
O giro seguirá até domingo, levando cantorias, bênçãos e devoção às famílias de diversas regiões.
A junta da folia, momento em que os foliões se reúnem para dar início ao percurso, acontecerá na região do Rio dos Bois, a partir das 9h de amanhã, mas precisamente na residência de Luzia Inácia de Souza Santos, filha de Geraldo do Chiquinho e nora do saudoso João dos Santos, pessoas lembradas com respeito e carinho em Vianópolis e região.
Durante o giro, a folia passará por diversas casas, cumprindo promessas e anunciando, por meio dos versos e da bandeira, a visita simbólica dos Três Reis Magos.
A bandeira, conduzida pelos alféres, representa fé, tradição e respeito, sendo recebida com devoção pelos moradores.
De amanhã para sexta-feira, o pouso da folia se dará no Espaço Grillos no Rio Preto sob a responsabilidade dos filhos e netos dos saudosos Francisco de Souza(Chicão) e de Alvina do Carmo e Souza.
Na sexta-feira, 30/01, o almoço acontecerá na Fazenda Calvo de propriedade de Hélio Vicente do Nascimento e Maria Terezinha Pereira do Nascimento(Mariquinha),
De sexta para sábado, o pouso se dará na Fazenda Brasilinha de propriedade de Fábio Mineiro e Terezinha Conceição.
No sábado, 31/01, o almoço acontecerá na Chácara Santa Rita de propriedade do casal Junair e Maria Aparecida.
De sábado para domingo, o pouso acontecerá no Barracão de Festas da Santa Rita e no domingo, 01/02, a entrega da folia se dará no Barracão de Festas da Igreja da Santa Rita sob a responsabilidade do Rancho Goiano e Thiago.
Anilzo Bento Lopes e sua esposa Patrícia são os alferes.
A Folia de Reis é uma tradição passada de geração em geração e continua sendo um importante símbolo cultural e religioso, fortalecendo os laços comunitários e preservando a história do povo do Calvo e regiões.
