A lei que obriga os motoristas a manter o farol aceso em luz baixa durante o dia já entrou em vigor e quem a descumprir pagará multa de R$ 85,00 e perderá quatro pontos na carteira de habilitação.
Como sempre existe a possibilidade de se esquecer de acender o farol baixo durante o dia, muitos motoristas de Vianópolis estão recorrendo ao bom e velho jeitinho brasileiro para enfrentar essa nova lei e evitar que sejam multados nas rodovias estaduais e federais.
O jeitinho é procurar uma auto elétrica e realizar o serviço de automação do farol baixo nos veículos que não contam com este sistema.
De acordo com o eletricista de auto, Luciano Alves, proprietário da Auto Elétrica Central, que fica na Rua Calil Elias Neto, o serviço de automatização do farol baixo demora cerca de 1 hora. Segundo ele, basta colocar uma peça, o relê, no sistema elétrico do veículo: é a interligação da ignição à parte elétrica do automóvel.
Dessa forma, toda vez que o motorista ligar o carro, o farol baixo irá acender. O farol acenderá quando o motor funcionar e não quando a chave for ligada. Este é o sistema correto para não prejudicar as lâmpadas e outros sistemas do veículo.
Luciano Alves disse que o valor do serviço fica entre R$ 50,00 e R$ 80,00, dependendo do veículo. Assim, o serviço fica mais barato que a multa que, atualmente, é de R$ 85,00, e que a partir de novembro, será de R$ 103,00, além de não ser necessário colocar um papel afixado no volante para lembrar de acender o farol baixo durante o dia, como nossa reportagem deparou em um veículo estacionado em uma das ruas de Vianópolis (foto).
E para evitar problemas na parte elétrica, o mais correto é procurar um eletricista de auto e não realizar uma “gambiarra” na parte elétrica de seu veículo. Aí o bom jeitinho brasileiro, vai acabar em dor de cabeça.
Mas vale ressaltar que colocando o relê seria uma violação da Resolução 227/2007 do CONTRAN no anexo 4.3.7. O Anexo afirma que a luz baixa pode ser ligada e desligada automaticamente. Porém é necessário que haja uma maneira de também ser feito manualmente. Com um relê ligado diretamente no alternador, algo feito por um eletricista, o motorista não consegue desligá-lo manualmente.
E a polícia federal já disse que se encontrar essa adaptação será aplicada multa.