Aconteceu nesta quarta-feira, 12, na cidade de Vianópolis, uma mobilização para combater o mosquito aedes-aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
Dezenas de servidores do município vistoriaram imóveis da cidade, buscando retirar criadouros do aedes.
Essa mobilização que acontece mensalmente é organizada e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, contando com a participação das demais secretarias municipais, além da presença de servidores da Secretaria Estadual de Saúde e do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Secretária de Saúde, Taís Mara Caixeta, foram visitados 2.026 imóveis, sendo 1.459 residências, 328 estabelecimentos comerciais, 151 lotes baldios e 88 outros.
Foram vistoriados 1.382 imóveis, sendo que houve 3 recusas e 691 imóveis estavam fechados.
Em apenas 6 imóveis foram encontrados focos do aedes, correspondendo a 0,3% de imóveis com focos.
Em relação ao último Mutirão, houve uma redução considerável no número de focos encontrados em nossa cidade.
A Secretária Taís Mara Caixeta lembrou que os moradores devem ficar atentos e vigilantes no combate ao aedes, fazendo regularmente limpeza em seus quintais ou lotes baldios.
Segundo ela, somente com a participação efetiva dos vianopolinos é que o poder público municipal conseguirá erradicar o mosquito aedes-aegypti e não permitir que doenças como dengue, zica, chikungunya e a temida febre amarela se instalem em nossos moradores.