A violência sexual contra crianças e adolescentes apresenta causas múltiplas e complexas.
O assunto geralmente está sempre coberto por um manto de tabu e silêncio, porém, identificar as diversas origens do problema é fundamental para poder enfrentá-lo.
Por isso, na data de hoje, dia 18, a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social realizará Caminhada pelas Ruas de Vianópolis, para divulgar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A saída da Caminhada se dará às 16h, da Praça 19 de Agosto, e será encerrada na Praça João Mesquita, no Bairro Santo Agostinho, onde haverá diversas apresentações artísticas.
Integrantes do Projeto DÓ RÉ MI, mantido pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, participarão da caminhada que terá o objetivo de chamar a atenção da população de nossa cidade para esse grave problema que acontece em nossa comunidade.
Aliás, não só em Vianópolis, mas em outras cidades, sempre são registrados casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. E, infelizmente, na grande maioria dos casos, o abusador é alguém muito próximo da vítima.
O abuso sexual e a exploração sexual deixam marcadas para a vida toda.
Crianças vítimas de abuso sexual, além de severos danos físicos, podem contrair doenças sexualmente transmissíveis e até engravidar. Mas os danos maiores sempre são psicológicos.
Crianças e adolescentes que sofrem abusos passam a ter problemas para se relacionar de forma saudável com outras pessoas, não desenvolvem adequadamente a autoestima, tornam-se retraídos ou agressivos, tendem a se autoflagelar, a ter depressão e até cometer suicídio.
Em muitos casos, reproduzindo o que viveram, tornam-se também abusadores sexuais, inclusive de crianças e adolescentes.
O abuso sexual e a exploração sexual são crimes.
Se você sabe ou suspeita de alguma situação de abuso ou violência sexual, seja na sua ou em outra família, denuncie às autoridades.