Na última sexta-feira, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou que o Ministério da Saúde orientou as secretarias estaduais a liberar as doses de vacina contra a gripe para todas as faixas etárias.
A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões de doses.
Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, o Ministério da Saúde decidiu estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques.
Em Vianópolis, até o fechamento desta edição, a Secretaria de Saúde não havia decidido estender a vacinação para toda população, uma vez que não tinha estoque suficiente de vacinas contra a gripe.
Segundo informação passada à nossa reportagem por Wenida Caixeta de Siqueira, Gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, somente após receber novas doses é que será feito o anúncio oficial da extensão da vacinação para toda população.
Até a última sexta-feira, o índice vacinal alcançado pela Secretaria Municipal de Saúde estava dentro do esperado para as faixas etárias definidas anteriormente pelo Ministério da Saúde.
A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos de vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1;A/H3N2 e Influenza B).
A vacina contra Influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção das complicações e casos graves de gripe.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno.
O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.