Mais de 70% do eleitorado vianopolino já estão recadastrados.
A informação foi passada à nossa reportagem na tarde de ontem, 10, pelo Chefe do Cartório Eleitoral de Vianópolis, Guilherme Batista Matias.
Os dados divulgados ontem pela Justiça Eleitoral mostram que 7.175 eleitores de Vianópolis já fizeram o recadastramento eleitoral obrigatório, que começou no dia 7 de abril último. Isto representa 71,25% dos 10.067 eleitores vianopolinos inscritos na 61ª Zona Eleitoral, faltando 2.892 eleitores para serem recadastrados.
Na semana passada, a média diária de atendimento no Cartório Eleitoral de Vianópolis foi de 80 eleitores.
Guilherme Batista Matias, mais uma vez, conclama os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento que procurem o Cartório Eleitoral o mais rápido possível.
Ele alerta para que as pessoas não deixem para os últimos dias. É que, certamente, o sistema de computação do Tribunal Superior Eleitoral vai estar sobrecarregado e, com isso, os eleitores terão enormes transtornos.
O recadastramento é obrigatório e exige, quando de sua realização, a apresentação de um documento com foto, além de comprovante de residência atualizado, podendo ser conta de água, luz ou telefone, dos últimos três meses.
Com o recadastramento, na hora de votar, o eleitor não precisará assinar o caderno de votação.
O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para que aqueles que têm voto facultado: os analfabetos, os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos. Quem não fizer o recadastramento terá seu título cancelado.
Além de não votar, o eleitor que não fizer o recadastramento não conseguirá, entre outros impedimentos, obter passaporte, participar de concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter empréstimos em instituições financeiras mantidas pelo Governo Federal.
É importante lembrar, mais uma vez, que o último prazo para realizar o recadastramento eleitoral é 30 de setembro.
Dessa maneira, faltam apenas 20 dias para findar o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.
O atendimento no Cartório Eleitoral de segunda a sexta-feira é das 8h às 18h; no sábado, das 8h às 12h, e no domingo, das 12 às 18h.