Após serem notificados, mais de 20 proprietários de terras, ao longo das margens dos Córregos Dirceu e Natália, participam hoje, a partir das 14h, de reunião com o Promotor de Justiça de Vianópolis, Lucas César Ferreira Costa.
A reunião foi convocada após o Chefe do Escritório Local da Saneago, Valdeir Rodrigues Batista, denunciar ao Ministério Público ações irregulares de proprietários rurais ao longo dos córregos Natália e Dirceu.
Gado pisoteando minas, gado impedindo o curso normal das águas, uso de água para irrigar lavouras e falta de matas ciliares foram alguns dos problemas detectados.
Com isso, o nível de água do Córrego Dirceu baixou consideravelmente, comprometendo a captação de água para ser enviada para a ETA (Estação de Tratamento de Água) da Saneago que fica na Esplanada da Estação.
Na reunião de hoje na Promotoria de Justiça de Vianópolis, 19, o Promotor deve propor um Termo de Ajustamento de Conduta(TAC), pelo qual os proprietários de terras ficarão obrigados a recuperar o que foi degradado nas margens e leitos dos mananciais pertencentes à bacia dos Córregos Natália e Dirceu.