Centenário de Joaquim Santana de Almeida (Joaquim Sansão)… Um grande cidadão vianopolino

Se estivesse vivo, ele estaria completando 100 anos.

No centenário de nascimento de Joaquim Santana de Almeida, saudoso Joaquim Sansão, nossas homenagens a este grande cidadão vianopolino.

Em setembro se dá o centenário de nascimento de Joaquim Santana de Almeida, que nasceu no dia 22. Ele, procedente da cidade goiana de São João da Aliança, veio para Vianópolis no início da década de 1940, onde teve a maioria de seus filhos e se tornou um cidadão vianopolino respeitado e muito querido.

Homem simples e muito trabalhador, Joaquim Sansão criou seus filhos com grandes dificuldades, mas os educou muito bem e, hoje, onde residem, são pessoas de bem, respeitadas e integradas às suas comunidades.

Em 1940, casou-se com Maria Tavares Leite com quem teve quinze filhos, sendo, eles: Ana Santana; José Santana, de saudosa memória; Rosa Santana; Filomena Santana; Joana Santana; Miguel Santana, saudoso servidor público municipal e vereador em Vianópolis; Maria Helena Santana; Maria Aparecida Santana; Marta de Almeida; Juraci de Almeida, de saudosa memória; Doraci de Almeida, também de saudosa memória; Antônio Donizete Sansão; Manoel Santana; Sebastião Santana; e Terezinha Sansão, servidora pública municipal que há 23 anos presta serviços na Creche Municipal Nossa Senhora da Medalha Milagrosa de Vianópolis.

Joaquim Sansão trabalhou durante muitos anos na Fazenda de propriedade do ex-senador silvaniense José Caixeta. Foi, durante muitos anos, peão da fazenda do ex-senador e responsável pelo transporte, por estradas deste Estado e no lombo de cavalos e burros, de grandiosas boiadas.

Posteriormente, trabalhou como meeiro em propriedades rurais de nossa região, plantando lavouras de milho, feijão, algodão e outras culturas.

Sebastião foi um homem extremamente dedicado à família e incansável trabalhador. Nos quase 50 anos que residiu em Vianópolis, ele fez muitos amigos, sendo sempre muito querido por todos.

No centenário de Joaquim Sansão, nossas homenagens a este grande vianopolino que faleceu em 23 de Janeiro de 1.988, estando seus restos mortais sepultados no Cemitério de Vianópolis.

Joaquim Santana de Almeida… 22 de Setembro de 1917… Joaquim Sansão… 23 de Janeiro de 1988…

Saudade, sempre, muita saudade.

TE

Na foto acima, Joaquim Sansão junto à sua esposa, Maria, e sua filha, Terezinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima