Algumas pessoas procuraram nossa reportagem para reclamarem quanto ao grande número de cães soltos pelas ruas da localidade de Ponte Funda.
Duas dessas pessoas já procuraram a Prefeitura Municipal, relataram suas reclamações e pediram providências. No entanto, a exemplo de Vianópolis, onde o problema é também preocupante, o Poder Público não tem meios, até o momento, para resolvê-lo.
E, a maioria dos cães soltos, seja em Ponte Funda ou Vianópolis, tem dono. Infelizmente, uma grande parte das pessoas que têm cães não exerce a guarda responsável, importante para quem possui um animal de estimação.
Antes de possuir um cão, a pessoa deve pensar que é preciso cuidar do mesmo com responsabilidade, buscando mantê-lo saudável, vacinando, dando alimentação devida e, acima de tudo, não permitindo que o animal perturbe os vizinhos, ficando solto pelas ruas.
De acordo com a lei nº 2.848, aprovada pelo Congresso Nacional, o criador, proprietário ou responsável pela guarda do animal responde civil e penalmente pelos danos físicos e materiais, decorrentes de agressão dos animas a qualquer pessoa, seres vivos ou bens de terceiros.
O disposto na lei não se aplica se a agressão se der em decorrência de invasão ilícita da propriedade que o cão esteja guardando ou se for realizada em legítima defesa de seu condutor.
E quando seu cão perturba o vizinho com latidos constantes ou soltos nas ruas, e nenhum providência é tomada, você está se revelando um cidadão irresponsável e prejudicando a comunidade onde vive.
Sempre é importante lembrar que, além de perturbar os vizinhos, animais soltos podem contrair doenças nas ruas e transmiti-las, inclusive, ao seu proprietário e familiares.
Se fosse só em Ponte funda. Mas aqui em Vianópolis tbm tem muito, principalmente na avenida Cali Elias Neto.