Por Alex de Faria (Colaborador do Correspondente Vianopolino)
A AGF-Associação Geração Futuro é resultado do esforço comum das pessoas sensibilizadas na busca de atendimento permanente e eficaz na área da infância e juventude, com o objetivo de prevenir crimes, fornecer qualificação profissional e dar apoio a crianças e adolescentes, bem como a seus familiares, para se desenvolverem socioeconomicamente.
O marco inicial dos trabalhos é creditado à reimplantação do PROERD em Vianópolis. O projeto consiste em um trabalho preventivo, desenvolvido pela Polícia Militar com alunos do 5º (quinto) ano, no qual se busca valorizar a autoestima das crianças e demonstrar os malefícios do tráfico e uso de drogas.
Atualmente, a AGF desenvolve o projeto de uma horta orgânica, que deve ser utilizada por adolescentes no cumprimento de medidas socioeducativas, além de oferecer produtos saudáveis e de qualidade aos consumidores.
Também está em funcionamento uma fábrica de cerâmica, que atende 40 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, com o objetivo de capacitar estes jovens para o mercado de trabalho, além de proporcionar, no futuro, distribuição de renda com a comercialização dos objetos fabricados.
Além disso, os alunos da AGF contam com apoio psicopedagógico, além da assistência de equipe multidisciplinar aos familiares, na busca de solução para eventuais conflitos.
Outro projeto desenvolvido pala AGF consiste na confecção de artefatos de cimento, tais como vasos e objetos de enfeites do jardim, que também serão apresentados e confeccionados por nossas crianças num futuro próximo.
Portanto, a AGF tem o propósito de e reduzir os índices de violência e marginalidade na comunidade, e oportunizar atividades educativas voltadas para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social, através de condições físicas e emocionais de proverem pra si próprios uma vida mais digna, com autonomia e respeito mútuo.
Finalmente, importante destacar que a associação não tem fins lucrativos, muito menos qualquer interesse político-partidário, com atuação de pessoas voluntárias em busca da concretização de seus objetivos.
Em nota, o presidente da AGF, Roberto dos Santos Moura, destacou o trabalho das coordenadoras Maria José Caixeta e Geni Pereira de Souza, do professor Marcus, da cidade de Ipameri (aulas de cerâmicas em argila), e da professora Maria Floriano (aulas de bordado às segundas-feiras, nos períodos matutino e vespertino).
Destacou também O PREPARATÓRIO ESCOLAR, projeto que visa acrescentar conhecimento aos jovens de nosso município, ministrado pela professora Vera Martins (aulas às quartas-feiras, pela manhã e à tarde).
Todos os trabalhos são voluntários e quem tiver interesse em participar é só falar com as coordenadoras da AGF.
TAMBÉM DESTACO, TODOS ASSOCIADOS DA AGF NO TRABALHO VOLUNTÁRIO, E DE TODOS COLABORADORES QUE TEM CONTRIBUÍDO E MUITO, AO SUCESSO DA AGF!
E A PARTICIPAÇÃO DIRETA EM TODOS PROJETOS DE NOSSA ASSOCIAÇÃO, DRA MARLI DE FÁTIMA BERNARDES (JUÍZA DA COMARCA)
ROBERTO S MOURA
Presidente da AGF