Apesar do estado de alerta, Secretaria de Saúde não identificou nenhum caso suspeito de febre amarela em Vianópolis

Com o surgimento de casos de febre amarela, inclusive com vítimas fatais, em alguns Estados brasileiros, acendeu um alerta amarelo em muitas pessoas, inclusive, de Vianópolis.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Para enfrentamento da doença, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece gratuitamente a vacina, por meio do Calendário Nacional de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios brasileiros.

De acordo com Wenida Caixeta de Siqueira, Gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Vianópolis, como qualquer outro município brasileiro, vive estado de alerta, apesar de nenhum caso suspeito ter sido identificado.

A preocupação maior é quanto às pessoas que não estão vacinadas contra a febre amarela. Segundo Wenida Caixeta, a principal recomendação continua sendo a vacinação.

Em Vianópolis, assim como em todo o Estado, a vacinação segue na rotina com dose única padrão.

Maiores informações podem ser conseguias nas Unidades de Saúde do município ou na Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima