DELEGADO DE POLÍCIA DE VIANÓPOLIS INICIA INVESTIGAÇÃO E VAI INTIMAR TRÊS PESSOAS ENVOLVIDAS EM XINGAMENTOS E AMEAÇAS A VEREADORES VIANOPOLINOS

O Delegado de Polícia de Vianópolis, Kennet Carvalho, abriu investigação para apurar os xingamentos e as ameaças feitas contra vereadores de nossa cidade nas redes sociais após a votação, em primeira apreciação, do projeto de lei que introduz mudanças na previdência municipal.

Após o registro do Boletim de Ocorrência feito pelo Presidente da Câmara Municipal, Arthur França, o Delegado de nossa cidade deu inicio ao trabalho investigativo.

Nossa reportagem entrevistou o Delegado Kennet Carvalho e ele falou sobre o caso.

Olívio: O senhor já deu início às investigações relativas à denúncia feita pelo Presidente da Câmara quanto a pessoas que estavam com xingamentos nas redes sociais e propondo agressão a vereadores?

Delegado: Sim, Olívio. Na data de hoje, após tomarmos conhecimento da ocorrência, foi instaurado procedimento — Termo Circunstanciado de Ocorrência — para apuração do crime de incitação ao crime, previsto no Código Penal, no artigo 286.

Olívio: Essas pessoas já estão identificadas? Elas serão convocadas para prestar depoimentos?

Doutor: Sim. No bojo da ocorrência, os próprios comunicantes identificaram quem seriam essas pessoas que estariam fazendo essa incitação ao crime. Agora, nos próximos passos, essas pessoas serão intimadas para ser ouvidas a respeito dos fatos e, se quiserem, dar as suas versões.

Olívio: Elas vão responder por crime de incitação à violência?

Doutor: Isso. Esse é um crime previsto no Código Penal que traz uma pena de detenção de até seis meses.

Olívio: Mas essas penas podem serem transformadas em prestação de serviços na comunidade?

Doutor: Isso. É um Termo Circunstanciado de Ocorrência. Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, esses fatos dificilmente levam à reclusão ou à restrição da liberdade, mas a aplicação da pena é matéria do Poder Judiciário e do Ministério Público, então, posteriormente eles, se entenderem que é o caso, avaliarão qual será a medida mais adequada.

Olívio: É preciso sempre lembrar às pessoas que a Internet não é terra de ninguém e não é um espaço sem leis?

Doutor: Com certeza, Olívio. A própria Constituição assegura a liberdade de expressão, porém, como qualquer outro direito, esse direito também é limitado. Então, não estão abrangidas no âmbito deste direito, certamente, condutas que incitem a violência, ao racismo, ao preconceito, à discriminação ou qualquer ofensa que venha a atingir outros direitos também consagrados na Constituição. Como bem ressaltado, internet não é terra de ninguém e a Polícia Civil está atenta a eventuais transgressões, sejam no ambiente público ou virtual.

Esta entrevista será apresentada nesta sexta-feira, 05/12, nas edições do Correspondente Vianopolino pelas Rádios Líder FM de Vianópolis e Rio Vermelho FM de Silvânia.

2 comentários em “DELEGADO DE POLÍCIA DE VIANÓPOLIS INICIA INVESTIGAÇÃO E VAI INTIMAR TRÊS PESSOAS ENVOLVIDAS EM XINGAMENTOS E AMEAÇAS A VEREADORES VIANOPOLINOS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima