As férias escolares e os ventos fortes de julho são a combinação perfeita para soltar pipas ou papagaios, como queiram chamá-los.
Crianças e até adultos aproveitam esta época do ano para brincar.
Contudo, a diversão se torna crime quando é acompanhada do cerol ou da temida linha chilena.
Moradores de alguns bairros de Vianópolis procuraram nossa reportagem e denunciaram que garotos foram flagrados, nos últimos dias, soltando pipas e utilizando o cerol, que é feito com caco de vidro e cola branca.
Esse tipo de mistura pode provocar acidentes e ferir motociclistas que, quando surpreendidos, não têm como se proteger, pois geralmente a linha acerta em cheio o pescoço e, como já ocorreu em outras cidades, pode acertar uma artéria, provocando a morte do condutor da motocicleta.
Um dos denunciantes informou à nossa reportagem que teve notícia que há garotos de nossa cidade usando também a linha chilena, que é feita de pó do quartzo e tem poder quatro vezes maior que o cerol, sendo, portanto, um material com alto poder cortante.
O cerol e a linha chilena são proibidos.
Um senhor falou à nossa reportagem que nos últimos dias foram flagrados, nos Bairros São José e Delfino, diversos garotos soltando pipas e usando cerol em suas linhas. A finalidade é cortar linhas de pipas de outros adolescentes nesta brincadeira perigosa, mas pode acabar em tragédia.
As denúncias foram levadas ao conhecimento da Polícia Militar de Vianópolis.
A partir de agora, quando da realização do policiamento pelas ruas da cidade, os policiais estarão de olho e os garotos que estiverem soltando pipa com uso de cerol ou linha chilena poderão ser apreendidos e levados à presença do Delegado de Polícia, acompanhados dos pais.
Neste momento, cabe aos pais orientarem seus filhos e evitarem que acidentes aconteçam.
No caso de menores de idade, os pais respondem pelos mesmos perante à Justiça.