Nos últimos dias, nossa reportagem se deparou com homens de uma empresa terceirizada, contratada pela ENEL, antiga Celg, perfurando buracos em diversos bairros de nossa cidade, para implantação de novos postes de energia elétrica.
Assim agindo, a Enel dá início ao trabalho de troca de postes, fiação e transformadores. Tudo isso para a atualização do parque de medição de energia elétrica de Vianópolis por meio de sistema de telemedição, sem a necessidade do trabalho do tradicional leiturista.
A partir da implantação do sistema de medição eletrônica, uma central da Enel receberá todos os dados de gastos de energia elétrica de diversos consumidores.
Segundo informações recebidas por nossa reportagem de uma fonte confiável, inicialmente o sistema fará a leitura de gastos de energia elétrica de consumidores como cerâmicas e grandes consumidores, não atingindo, no momento, os padrões residenciais.
Dessa maneira, a energia fornecida pela ENEL sai do transformador e passa direto para o estabelecimento consumidor, sendo que a leitura é feita por telemedição. Será combatido, também, o furto de energia elétrica que sempre tem sido detectado pela distribuidora de energia elétrica.