Falta de água na cidade e no campo é preocupante

Certo trecho da poesia do nordestino Ivanildo Vilanova retrata muito bem o que muitos proprietários rurais estão enfrentando atualmente com a falta de água, principalmente para seus animais.

Em sua poesia, o poeta diz: “No sertão falta água para o gado, porém sobra nos olhos do vaqueiro”.

Para um pequeno proprietário rural de Vianópolis, é triste você ver que as águas dos rios, córregos e represas estão baixando.

Em algumas propriedades rurais, os regos d’água e nascentes secaram e, em alguns casos, falta água até mesmo para o consumo humano.

Nossa reportagem tomou conhecimento de que alguns pecuaristas reduziram seus rebanhos, uma vez que não tem água suficiente para o gado beber. E como não existe previsão de chuvas para os próximos 15 dias, a situação tende a agravar-se.

Além do campo, de acordo com matéria publicada ontem pelo Jornal O Popular, pode faltar água tratada em diversas cidades do Estado de Goiás.

Falta água nos locais onde a Saneago faz a captação de água em diversas cidades.

Em Vianópolis, segundo informações do Chefe do Escritório Local da Saneago, Valdeir Batista Rodrigues, a situação é preocupante. Segundo ele, diminuiu consideravelmente a água no Córrego Dirceu, onde a Saneago faz a captação para abastecer a cidade, podendo faltar água para abastecimento da cidade.

Para muitas pessoas, isso é um alerta para cuidarmos melhor do meio ambiente.

Falta consciência para preservar e no consumo de água, principalmente na cidade, onde tem muitas pessoas desperdiçando esse bem tão precioso.

Ajudar a preservar é não jogar lixo no chão, é não usar água para lavar calçadas, é não desmatar nas proximidades de nascentes e não provocar queimadas.

Infelizmente, grande parte da população não colabora com o meio ambiente. Por isso, as consequências estão à nossa frente.

 

 

13 comentários em “Falta de água na cidade e no campo é preocupante”

  1. Infelizmente poucos tomam atitudes p prevenir de proprietários rurais até autoridades, o que mais se vê nessa época é gado pisoteado nascentes ,lavouras plantadas nas margens dos córregos, inclusive nas proximidades do córregos que abastece a captação de água da saneago, isso prova que o órgão do meio ambiente de nossa cidade tem feito muito pouco com relação ao problema.

  2. Quantas vezes já vi vacas pisando urinando defecando de dentro do córrego a poucos metros da captação no córrego Dirceu, inclusive até parece esse local da foto da matéria, muitos vão chorar o leite derramado, tarde demais.

  3. Para aqueles que se coloca o dinheiro em primeiro lugar,que destrói cada vez com mais intensidade à natureza,a prova está aí.primeiro lugar é a natureza perfeita.

  4. Realmente é preocupante, não região de Santa Rita, próximo ao saudoso João Simão, o ribeirão secou deixando muitas famílias sem água. Isso é muito triste, pois me lembro que essa região era riquíssima em água. Penso no meu futuro e no futuro de meus filhos e cada dia fico aos triste😢

  5. Deus perdoa sempre, o homem de vez em quando, a natureza jamais, fui questionar mulher por esta aguando calçada ele perguntou se era eu pagava a conta, infelizmente tem tanto empresario destruindo a natureza para eles tanto faz, que manda e dinheiro pra eles, engraçado que em suas propriedades eles querem rego da água passando dentro de casa, represas, quanto a natureza eles não estão nem ai, e nossas leis não fazem nada. estamos a merce de DEUS que ele possa ter misericórdia de nos.

  6. Já teve relato de pessoas que compraram terra no nordeste e no norte de Minas onde a falta de agua é critica e replantaram até dois hectare envolta da nascente cercaram com tela para que nem bichos pequenos entrassem, hoje tem agua em abundancia. Tenha consciência e fazer sua parte que Deus lhe ajudará, se não… nós aqui no centro oeste em breve estaremos vivendo num deserto.

  7. No que tange ao meio ambiente as pessoas são muito hipócritas, Querem que os outros preservem mas não fazem sua parte. Hoje em dia todo mundo sabe que num raio de 50 metros em torno de nascentes e numa distancia de 30 metros dos corpos d’água que possuem leito de ate 10 metros de largura não se deve plantar lavoura ou criar animais, no entanto, fica claro que isso não acontece. Quando a disputa entre o social e o ambiental o ambiental sempre sai perdendo. Basta a fiscalização ambiental ser mais rigorosa um pouquinho para dizerem que estão atravancando o crescimento e impedindo o desenvolvimento, só lembram da água quando essa falta, do contrario preferem que os gestores invistam o dinheiro em outros setores. Todos querem dentre outras coisas cada vez mais asfalto na cidade, casa mais confortável, ar condicionado, veículos novos, carne de qualidade e conforto. esquecem que para ter tudo isso muito mais do meio ambiente sera exigido. Até quando os recursos naturais serão suficientes para atender a demanda da população?

  8. A saneago pelo que arrecada investe muito pouco, a cidade ta crescendo e o sistema de captação e tratamento nao e ampliado ja avisou o robison vai faltar agua

  9. José Antônio da Silva (JB)

    É Lamentável quando um administrador diz( Meu Foco não é o Meio Ambiente) os seguimentos assistem tudo sem tomar providencias falam na falta de água a muito tempo, e providencia nenha é tomada so fica no bla bla bla e tudo vai piorando , eu próprio quando secretario lutei muito fiz palestras nas escolas, reportei o problema em videio mostrei a situação nas escolas e para a comunidade e ao invés de se conscientizarem fizeram foi suprimir a secretaria unindo a outra , ou seja quando existe um que diz os fatos reais e realmente preocupa com a situação e tolhido em seus propósitos, mas como dizia um lutador e desbravador renomado Marechal Rondom : o lema é MORRER SE PRECISO MATAR JAMAIS, E EU DIGO LUTAR COTRA A GANANCIA SIM ENVERGAR DIANTE DA REALIDADE JAMAIS. Administradores o foco meio ambiente é o foco da atualidade e da realidade abrace com consciência e veras o retorno no futuro pois um povo atrasado é um povo morto no futuro. Fica meu lamento a ignorância da vida ……

  10. PARA MS E OUTROS MAIS : A GESTÃO DAS ÁGUAS É FEITA PELO “ESTADO” E NÃO PELO MUNICÍPIO. MESMO COM A DESCENTRALIZAÇÃO DAS LICENÇAS AMBIENTAIS, AS OUTORGAS DE USO DE ÁGUA E SUAS FISCALIZAÇÕES SÃO EXECUTADAS PELOS ÓRGÃOS ESTADUAIS COMO POR EXEMPLO A SECIMA.
    FALAR SEM SABER É FÁCIL ………

  11. Muitas lavouras à cima da capitação de água.Como será que estão fazendo para retirar tanto veneno da água antes de distribuir aos moradores de vianopolis ou sera que estamos tomando venenos todos os dias,ja que as lavouras exigem varias qualidades de venenos fortes.

  12. Quem será que nos representa no município? Ou será que a população vai ter que buscar recursos estaduais? Já vi que muitos seres humanos são igual peixe mesmo,morre pela boca! !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima