Javalis e javaporcos estão invadindo plantações de milho em regiões rurais do município de Vianópolis.
Nas lavouras de milho eles provocam danos enormes e destruição, pois derrubam os pés de milho e comem pouco mais da metade das espigas, sendo que o resto eles deixam no chão.
Produtores de Vianópolis e região já não sabem o que fazer para afugentar os javalis.
Cães e até mesmo foguetes são usados na tentativa de afugentar os invasores, mas como sempre estão em malhada (grande número da espécie), a destruição não consegue ser evitada.
Na região do Calvo, um agricultor disse que isso é uma afronta, pois se alguém resolver matá-los, pode enfrentar problemas com a Justiça, mas a Justiça não toma nenhuma medida para evitar que enormes prejuízos sejam contabilizados por muitos agricultores.
O agricultor e ex-vereador Tarciso Xavier, que tem plantações de milho na região do Calvo, diz que em uma pequena lavoura, os javalis fizeram uma destruição enorme. Ele calcula, que em uma plantação de pouco mais de 2 alqueires, mas de 60 carretas de milho não tiveram como ser ensiladas, pois os javalis jogaram tudo no chão.
Infelizmente, segundo relatou um agricultor à nossa reportagem, a reprodução da espécie é maior que a mortalidade.
Como as espécies não têm um inimigo natural e com o crescimento populacional acelerado, o agricultor defende o abate. No entanto, mesmo se tratando de um animal exótico, o manejo da população por meio de abate necessita de autorização.
Eu ouvi um podcast sobre eles. O pior é q os animais q podem ser os predadores pra eles não o consideram presas. Engraçado. Tem q trazer umas onças pra cá e ensina-las a caçar os javaporcos.
Na época q eu ouvi sobre eles, o problema era no mato grosso.
Trazer onças vai causar mais problemas, pois elas também não tem predador natural, caso se reproduzam com o passar do tempo também terá uma superpopulação.
Ao meu ver, a solução seria facilitar o processo para os fazendeiros e caçadores obterem a licença para caçar (desburocratização), com isso diminuiria a população de animais, que além de prejuízos na lavoura também causam medo, pois várias pessoas já tomaram “carreira” desses animais na roça.
Outra ideia além de facilitar a caça, seria a doação da carne para famílias carentes, com o alto preço da carne bovina, muitas famílias as vezes não tem como comer, então caso aceitem receber a doação os caçadores que já tem estoque da carne poderiam doar.
sou a favor do abate!!!!!!!!!!!! #controleDeJavali
A autorização para manejo de espécies altamente invasoras (Javali e seus Híbridos) é feita através do site do IBAMA, leva mais ou menos 15 minutos para sair seu registro de autorização.
De posse dela você pode fazer o manejo e o abate usando armas brancas, arco e flexa, armadilhas, etc…
Vale ressaltar que essa autorização não dá direito ao uso de armas de fogo de forma irregular, para conseguir a posse e o porte é outra coisa e são fiscalizados pelo Exercito Brasileiro e/ou a Policia Federal.
O CAC pode caçar javali legalmente
Só não mato se não passar na minha frente,lei ambiental,que se dane,
Olívio a instrução normativa numero 03 de 2013 do Ibama, atualizada em 2019 autoriza o controle populacional dos Javalis em todo território nacional. O Abate, perseguição, captura, rastreamento pode ser realizado desde que o controlador “caçador” seja inscrito no cadastro técnico federal e possua sua arma regularizada. É comum em nossa região conflitos entre agricultores e caçadores devido a seguinte situação: Por ser permitido abate dos Javalis e esses animais não fazerem parte da Fauna Nativa Brasileira, alguns “caçadores” entendem que podem adentrar as propriedades sem autorização de seus proprietários e realizar abate. A entrada sem autorização não é permitida. A entrada precisa ser autorizada. No entanto, os órgãos ambientais solicita aos agricultores que autorizem a entrada dos controladores em suas propriedades tendo em vista que esses animais além de provocar enormes perdas econômicas, estragos nas lavouras, degradarem nascentes, ainda podem transmitir doenças. por esse motivo existe a necessidade do controle populacional.
É importante salientar que os controladores devem ser treinados e capacitados para realização desse controle. Esses animais podem ser perigosos e dependendo das ferramentas utilizadas no controle “armas ou armadilhas” podem gerar acidentes.
Para mais esclarecimentos procure um órgão ambiental .
Penso que esta informação do senhor Dalton deveria ser divulgada com maior destaque.
Para conhecimento de toda a população interessada.
É como agir dentro da lei para proteger a propriedade