Após receber denúncia anônima, policiais militares de Vianópolis se deslocaram até o Bairro Vista Alegre e descobriram uma pequena plantação de maconha no interior de uma residência.
De acordo com o Soldado Sanches, após permissão do morador, ele e seus colegas de farda, soldados Araújo e Magalhães, adentraram na residência e encontraram, debaixo de um tanque, três pés de plantas análogas à maconha.
Um jovem de 20 anos de idade confessou ser usuário de droga e disse que realmente estava cultivando maconha em sua casa.
Diante dos fatos, os policiais militares lavraram um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) contra o jovem que deve comparecer a uma audiência no Juizado Especial Criminal de Vianópolis.
Os pés de maconha serão encaminhados pela Polícia Militar para análise pela Polícia Civil de Goiás.
Após ser ouvido, o jovem foi liberado pelos policiais militares.
O que acontece com quem é pego cultivando maconha:
As penas são as mesmas aplicadas para quem apenas porta a erva: duras para quem trafica e bem mais brandas para quem produz para consumo próprio. A rigor, consumir maconha é crime no Brasil, apesar de as penas nesses casos serem leves. Quem planta maconha para consumo próprio pode ser punido com advertência sobre o efeito das drogas, prestação de serviços à comunidade e exigência de comparecimento a programa ou curso educativo.
Se a finalidade for tráfico, as penas podem ser reclusão (5 a 15 anos) e multa.