Lavagem de calçadas e garagens é a principal causa de desperdício de água em Vianópolis

A principal causa de desperdício de água na cidade de Vianópolis é a lavagem de calçadas e garagens por moradores que ignoram os pedidos para que se economize esse líquido precioso, tão escasso nos dias de hoje, principalmente neste período sem chuvas.

Aliás, em Vianópolis, isso tem acontecido há muitos anos. No entanto, nada é feito pela Prefeitura Municipal e Saneago para coibir e, se preciso for, multar quem usa água tratada para lavar calçadas e garagens.

Além de significar desperdício, a água que sempre tem sabão ou produtos de limpeza estraga o pavimento asfáltico. E não é fácil para o prefeito conseguir verba para asfaltar a cidade.

É preciso que nossas autoridades, prefeito, vereadores e direção da Saneago, busquem medidas urgentes.

Do contrário, vamos, num futuro não muito distante, ver a população enfrentar racionamento de água, imposto pela falta de conscientização de muitos moradores e pela ineficácia dos administradores da cidade e da empresa concessionária do serviço de abastecimento de água em Vianópolis.

Nossa reportagem, em um só dia, detectou 18 pontos na cidade onde moradores lavaram calçadas ou garagens.

Até mesmo em um órgão da Prefeitura Municipal, nossa reportagem se deparou com uma grande quantidade de água escorrendo pela calçada e molhando uma parte da via pública asfaltada.

Dos pontos verificados por nossa reportagem na cidade, onde pessoas estavam lavando calçadas ou garagens, apenas em 5 estavam usando apenas balde, vassoura e rodo. Nos demais, a mangueira era a vassoura e o desperdício, grande.

Lamentável!

OBS: EM CONTATO COM A NOSSA REPORTAGEM, O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, CARLOS DE SOUZA LOBO, AO VER UMA FOTO EM QUE MOSTRA ÁGUA INSERVÍVEL EM FRENTE À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, NA ESQUINA DA RUAS JOSÉ ISSY E JOÃO CORREA BITENCOURT, ESCLARECEU QUE POR TER SIDO FEITA UMA PEQUENA REFORMA NO PRÉDIO DAQUELE ÓRGÃO NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA, FOI FEITA UMA LIMPEZA GERAL NO INTERIOR DO MESMO. E COMO NÃO EXISTE UM SUMIDOURO NO PRÉDIO, A ÁGUA FOI PARA O LEITO DA VIA PÚBLICA.

NO ENTANTO, SEGUNDO ELE, NÃO É COSTUME DOS FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA DAQUELE ÓRGÃO JOGAR ÁGUA INSERVÍVEL NA CALÇADA OU VIA PÚBLICA.

 

IMG-20171016-WA0012

IMG-20171016-WA0015

IMG-20171016-WA0010

?
?

11 comentários em “Lavagem de calçadas e garagens é a principal causa de desperdício de água em Vianópolis”

  1. Estranho nunca ter visto a página denunciar o grande número de pivôs, os quais estão drenando a água dos principais córregos dos municípios. Os órgãos municipais quando denunciados casos de crimes ao meio ambiente, se praticados por grandes agropecuaristas daqui fazem vista grossa. Como será que está a documentação das irrigações e dos pivôs do município? Será que todos tem a documentação e planejamento ambiental adequado? Se tem porque o estudo não detectou que a vazão de água não seria suficiente? Sinceramente gostaria de ver esse tipo de investigação.

  2. Além do desperdício, que aqui no Bairro Michelle lava-se as calçadas que a água corre pelas rua até chegar a Calil Elias, e é dia sim dia não, penso que não seja usada ali naquela faxina a água tratada! Mais tem que ver se a SANEAGO está usando parte dos ganhos R$ que nos consumidores pagamos, devidamente no tratamento adequado de nossa água que não esta 100%. Porque H²O é incolor, inodora e Insípido. ???

    1. Mas não estamos falando de gastos, ou contas e sim falando que os rios estão cada dia mais seco e as chuvas cada ano diminui, anos atrás o mês de outubro já estaria chovendo muito e esse ano até agora quase não choveu, isso que devemos observar.

  3. Estamos pagando o valor que consumimos de água, e não estamos no mundo da Lua, pois na Lua não tem água segundo a NASA. Não vou ficar em uma casa que está suja, principalmente neste tempo de calor e poeira, chegar em casa e dar uma boa lavada na varanda é bom pra tirar a terra e refresca o ambiente. Nós não temos culpa da água sair pra rua, uma vez que não temos uma Estação de Tratamento de Esgoto.
    Muito bem notado a observação do uso da agua para a irrigação das lavouras, o que em comparação não gastamos nada, mas se eles tem a autorização para tal uso, não se pode fazer nada.

    1. Mundo da Lua é uma expressão usada pra quem não está ligado nas coisas terrena, não falei que é errado jogar água na casa , tb concordo odeio lugar sujo, mas falei em pessoas que ficam com mangueiras lavando a rua e lavando calçadas, também temos que pensar na próxima geração, meus filhos e netos será que terão água em abundância como temos hoje, esse é o problema de pensarmos só em nós e esqueçamos dos outros.

  4. ERICLENISON SEBASTIAO DE CASTRO

    Além de faturar água, a conta tá vindo o dobro pois o relógio roda por horas com ar até a água chegar na caixa. E um absurdo o valor que tá vindo a conta.

  5. Boa noite.
    Justificar o injustificável, esse é o modo operante.
    Inadmissível em qualquer circunstancia , nesta crise de abastecimento, permitir fatos desta natureza.
    Lamentável a fala do Secretario, ao ponto de ser igual a água, segundo ele.
    Realmente é uma questão de Educação.

  6. Com essa falta d’água e acabei de ver aqui na Michelle uma criança com a mangueira brincando de molhar a rua. Algumas pessoas são sem noção demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima