
A Secretária Municipal de Saúde, Hangelika Cintra, informou à nossa reportagem que sua pasta foi informada que um macaco foi encontrado morto na zona rural de Vianópolis, mas que não houve a possibilidade de realizar análise, uma vez que o animal já se encontrava em estado de decomposição.
Diante desse fato e também por outro macaco ter sido encontrado morto em Silvânia, cuja análise apontou febre amarela, Hangelika Cintra disse que as pessoas devem redobrar a atenção e procurar uma unidade de saúde para serem vacinadas.
A Secretária disse que os macacos não transmitem a febre amarela aos seres humanos, uma vez que eles são vítimas da doença e ajudam a indicar a presença do vírus em área de risco.
Essa doença, considerada grave, é transmitida pela picada de mosquito.
Hangelika Cintra também disse que se alguém encontrar um macaco morto ou doente em nosso município, deve comunicar o fato, de imediato, à Secretaria de Saúde, para que o animal seja recolhido e analisado.
Por fim, a Secretária lembra que a vacinação é a principal forma de prevenção. A dose, segundo ela, é indica a partir dos 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos, sendo que os adultos não vacinados devem receber a dose da vacina.
Maiores informações sobre a vacinação contra a febre amarela podem ser conseguidas em uma das unidades de saúde de Vianópolis, Ponte Funda e Caraíba.
