
Mesmo neste período de tempo seco e baixa umidade relativa do ar, há pessoas que realizam queimadas em quintais e lotes baldios de Vianópolis.
Na noite de ontem, 22/07, um morador registrou a realização de queimada em um lote baldio no Residencial Blazi. E segundo ele, que enviou uma foto para a nossa reportagem, esta não é a primeira vez que pessoas utilizam desta prática proibida.
É importante lembrar às pessoas que utilizam queimadas para a limpeza de quintais e lotes baldios, que essa prática é considerada crime ambiental.
Segundo a Lei Federal nº 9.605/1998 (artigo 54), é considerado crime ambiental “causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana”.
A fumaça é danosa, pois contém partículas, gases e substâncias que provocam irritação nos olhos, na pele e nas vias aéreas, sendo que portadores de doenças respiratórias, crianças e idosos estão entre os que mais sofrem com os efeitos nocivos das queimadas.
O morador pede que denúncias sejam feitas à Secretaria Municipal do Meio Ambiente sempre que alguém tiver conhecimento de pessoas que estejam realizando queimadas em Vianópolis. Ele informou que irá registrar denúncia na data de hoje, 23/07, quanto à queimada realizada ontem no Residencial Blazi.
Sou moradora do Blazi e essa queimada foi quase ao lado da minha casa, foi desesperador as labaredas de fogo que subiam, hoje as ruas, calçadas, quintais estão todos cheios de cinza.
Que o culpado seja encontrado, não tem nenhum respeito pelas vidas que estão ali em volta.
Sem contar que vários cachorrinhos moravam nesse lote.
Se fosse só em lotes,
Na minha rua tem uma dona q coloca e na calçada.eu moro do lado.
Sem condições umas coisa dessas.
Fumaça a casa inteira e as roupas no varal.afff
Temos que denunciar quando presenciamos alguém colocando fogo em qualquer lugar que seja ou descartando lixo em lugar inadequado. A denuncia pôde ser anônima já que muito gente não tem respeito pela natureza e muito menos com o próximo , quem sabe assim um dia podemos acabar com esse absurdo.