Após denúncia de uma moradora de Ponte Funda sobre o grande o número de cães soltos por pessoas nos arredores daquela localidade, outros moradores de Vianópolis e Caraíba procuraram nossa reportagem para reclamarem do mesmo problema.
Cães têm sido deixados pelos donos às margens das rodovias que cortam o município de Vianópolis. Os que não morrem atropelados, buscam refúgio nas residências existentes nas proximidades onde foram “desovados”, onde se multiplicam e se tornam problema de saúde pública, devido aos riscos de proliferação de doenças entre os animais e os seres humanos.
Além disso, é demonstração de total irresponsabilidade e falta de amor de muitas pessoas para com os caninos.
O fato já foi levado ao conhecimento da Prefeitura de Vianópolis e espera-se que o Poder Público venha fazer algo.
Um morador de Vianópolis informou que uma cadela amojando foi abandonada recentemente nas proximidades do antigo campo de aviação e acabou parindo em sua residência. Hoje, além da cadela, existem 6 filhotes, que estão sendo tratados por ele.
De acordo com algumas denúncias que chegaram ao conhecimento da nossa reportagem, a maioria dos cães é “desovado” por pessoas residentes em fazendas, onde aumentam os números de cães e, ao invés, de cuidar dos mesmos, seus donos os abandonam às margens de rodovias.
Uma moradora de Ponte Funda disse que está instalando câmeras nos arredores de sua residência para flagrar pessoas que estão abandonando cães naquela localidade.
Buscando ajudar e por fim a esta maldade, nossa reportagem se compromete com esta moradora a divulgar as características e até as placas de veículos que possam ser usados por quem está descartando cães e não tem posse responsável dos mesmos. É só enviar as imagens para nossa reportagem que iremos dar ampla divulgação e denunciar essas pessoas aos órgãos que possam tomar medidas para puni-los.
Tem que denunciar mesmo quem abandona deveria ficar preso essa pessoa é muita judiação tenho pena dos cães.
Não é só nos povoados, nas fazendas também se acham gatos e cachorros soltos e abandonados