Por Olívio Lemos, com fotos enviadas pelo Delegado Marcus Vinicius da Costa Júnior
Após receber denúncia anônima, a Polícia Civil de Vianópolis apreendeu na tarde desta terça-feira, 14, uma carga de cigarros avaliada em cerca de R$ 100.000,00.
O Delegado de Polícia, Marcus Vinicius da Costa Júnior, contando com o apoio dos agentes Josimar, Cleriston e Tatiane, aprendeu 47 mil maços de cigarros das marcas Euro e Gift, contrabandeados do Paraguai. A carga estava escondida em uma suíte do Garden Motel.
O Delegado disse à nossa reportagem que o proprietário da carga de cigarros foi identificado, mas não foi preso, uma vez que não se encontrava no motel no momento da apreensão feita pela Polícia Civil. O dono da carga responderá por contrabando.
Os 47 mil maços de cigarros serão enviados para a Polícia Federal, a quem caberá à missão de instaurar um inquérito criminal.
De acordo com a Associação de Combate ao Mercado Ilegal, o contrabando causa prejuízo anual superior a 100 milhões de reais no Brasil. E os cigarros respondem por mais de 60% das mercadorias contrabandeadas.
Desde 2014, está em vigor a nova legislação que aumentou a pena para quem faz contrabando. De acordo o novo texto do Artigo 334 do Código Penal, a pena para o crime de contrabando é de 2 a 5 anos de reclusão.
A lei prevê ainda que a pena para o crime de contrabando seja dobrada nos casos em que o ato ilícito for cometido por meio de transporte aéreo, marítimo ou fluvial.