Fonte: G1 GO (Vitor Santana) – Foto: Polícia Civil/GO
Um grupo foi indiciado por retirada irregular de areia do Rio Piracanjuba, nos municípios de Vianópolis e Silvânia.
De acordo com a Polícia Civil, em alguns pontos, a exploração acontecia em área de nascente e os danos ambientais podem ser irreversíveis.
Dragas retiravam a areia, que era colocada em caminhões e vendida.
As investigações duraram dois meses.
Foram abertos oito procedimentos, indiciando 13 pessoas, após fiscalização em 40 km do rio na região de Vianópolis e Silvânia.
“São pessoas físicas e jurídicas que faziam essa exploração. Em um dos pontos, eram quatro sócios. Estão envolvidas também empresas que vendem areia. Os caminhões eram levados para o Distrito Federal”, disse o delegado Luziano de Carvalho.
Em algumas situações, os proprietários não tinham nenhuma licença ambiental para a exploração. Em outros casos, havia a autorização, mas a extração da areia era feita fora das normas determinadas pelos órgãos competentes.
“A sociedade precisa crescer, precisa construir casas e, para isso, precisa de areia. Mas, para isso, não pode destruir o meio ambiente. É preciso ter um equilíbrio”, completou o delegado.
Os indiciados vão responder por extrair recurso mineral sem licença ou extração de recurso mineral em desacordo com a autorização.
Bom seria se essa fiscalização se expandisse aos demais municípios vizinhos.
Parece piada essa questão de areieiros no Piracanjuba. Semana que vem estão todos trabalhando da mesma forma, é só os gatos sumirem que os ratos voltam e a farra continua, e não mudam os ratos não. Órgãos mais incompetentes e corruptos que existem são os ambientais. Se me perguntarem qual o maior problema do Brasil na atualidade, não é homofobia, racismo, emprego, corrupção, é o desmatamento da Amazônia, sem a Amazônia em pé para jogar umidade na atmosfera é essa umidade vir para centro-leste e Sudeste em forma de chuva, essas regiões vão virar desertos. Pensa em nossa cidade sem o dinheiro do agronegócios?, o tirador de leite sem milho pra fazer o silo? Sem chuva quero ver o que vamos fazer, infelizmente os governantes só vão tomar providências, tomar não, querer resolver o irresolvivel, quando a grande São Paulo ficar sem água, com 13 Mi de pessoas sem água, aí vão lembrar da Amazônia, será tarde. Nós brasileiros estaremos entrando em barcos, andando com malas nas costas, como fazem os Sírios, Venezuelanos procurando outros lugares pra viver. O animal mais burro que existe na terra chama-se SER HUMANO.
ACREDITO QUE AINDA DA TEMPO DE RECUPERAR O RIO PIRACANJUBA, POIS ELE ESTA MORRENDO, DE TANTO USO IRREGULAR DE DRAGAS, E DESMATAMENTO ATÉ A SUA MARGEM.
ONDE ESTA OS FISCAIS DE MEIO AMBIENTE, POIS A LEI AMBIENTAL NÃO AUTORIZA O DESMATAMENTO ATÉ AS MARGENS DO RIO.
POR QUE ISSO ACONTECE?
OS RIOS DE NOSSA REGIÃO ESTÃO MORRENDO POR FALTA DE CONCIENCIA DOS PROPRIETÁRIOS AS MARGENS DO RIO.
Parabéns a polícia civil, antes tarde do que nunca, porque isso já durava décadas.
Vivi pra ver isso! Desde a ação Pelas águas do Piracanjuba que espero isso acontecer!
Parabéns aos policiais mas acho que o meio ambiente tem que entrar no meio porque o Piracanjuba pede socorro e ninguém fazer nada cada dia vai ficando mais triste às margens do Piracanjuba.
Eu fico indignado com a liberação de Licenças que ainda existem para exploração de madeiras areia e etc…. Agana do dinheiro é tanta que ´não combatem os abusos , autoridades municipais não focam no quesito meio Ambiente nossas nascentes estão regredindo, nossa cidade é uma cidade pelada, mananciais morrendo a agricultura é um exagero as estradas vicinais mal tem corredores estreitos tudo para o aproveitamento de terreno, nosso cerrado morreu acabou o bioma, se não trocar políticos que não visam um todo e a vida vamos cozidos ou sem aguá enfrentando a furria da cobrança da natureza que ora esta massacrada e isso se começa nos municípios onde é o alicerce de tudo, é triste ver que a fiscalização muito pouco tem funcionado, e se tem uma ação hoje amanhã estão praticando os crime a mesma coisa, pois a lei do apadrinhamento salva os devastadores .
PARA OS CORNETAS DE PLANTÃO: AS ÁGUAS ESTADUAIS SÃO EXCLUSIVAS DO ESTADO. QUEM LIBERA LICENÇA É A SECIMA-GO(SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS, ETC… ETC..). LIBERAM E NÃO FISCALIZAM ANTES E DEPOIS DA LIBERAÇÃO DE LICENÇAS. PAGANDO A TAXA DO PROCESSO ESTA TUDO OK! POUCO ESTÃO SE LIXANDO PARA OS DANOS AMBIENTAIS LOCAIS.