Buscando inibir furtos e roubos de celulares no Estado de Goiás, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária lançou o Block Call, em parceria com a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).
Trata-se de um sistema de bloqueio de celulares roubados ou furtados.
Após ser bloqueado, não será possível inserir nenhum chip no aparelho.
Agora, vítimas de furtos e roubos de celulares devem ligar para o 190 da Polícia Militar ou procurar a Delegacia de Polícia com documento que comprove a propriedade do aparelho.
O Delegado de Polícia de Vianópolis, Marcus Vinicius da Costa Júnior, disse que o serviço já está sendo prestado pela Delegacia de Polícia de Vianópolis, assim como no 2º Pelotão da Polícia Militar.
Através do IMEI, número de série do aparelho (não confundir com e-mail), composto de 15 dígitos, a autoridade policial realiza o bloqueio.
O tempo gasto para o bloqueio após a ocorrência é de duas horas, segundo informou o delegado de Vianópolis.
O bloqueio do IMEI torna o aparelho inservível, ou seja, cairá como restrito em todas as operadoras de telefonia. Assim, qualquer chip colocado não vai funcionar porque não será possível uma nova habilitação.
O IMEI de um aparelho celular pode ser facilmente visualizado, sendo que é necessário digitar *#06#. Portanto, para você descobrir o IMEI de seu aparelho celular é só discar: *#06#.
É importante as pessoas anotarem e arquivarem o IMEI do aparelho. Caso o mesmo seja furtado ou roubado, os números servirão para que o bloqueio seja feito pela autoridade policial.