Nos últimos dias, a arroba de bovino subiu a patamares jamais imaginados até mesmo pelos mais experimentes da pecuária.
A alta na arroba está refletindo na venda de carnes no varejo, com aumentos que assustam consumidores e até mesmo proprietários de casa de carnes, segundo alguns consultados por nossa reportagem.
Para alguns especialistas, o aumento na arroba do bovino é uma combinação da entressafra e exportações fora do padrão.
Aliás, o apetite chinês que alavancou as exportações de carnes foi determinante para aumentar o preço da arroba e diminuir a oferta no mercado interno.
Um proprietário de casa de carnes de Vianópolis informou à nossa reportagem que há poucos dias o preço da carne com osso, fornecida por um determinado frigorífico, era de R$ 10,00 o quilo. Na data de ontem, ele pagou cerca de R$ 15,00.
Foi registrado um aumento de 50% por cento e que, segundo ele, é impossível de ser repassado ao consumidor.
Realizamos uma pesquisa nas casas de carnes de Vianópolis e constatamos que realmente foi registrado um aumento considerável nos preços das carnes.
O filé que estava sendo vendido entre 27 e 29 reais o quilo, no momento, está sendo comercializado a 36 reais.
O contra-filé passou de 26 para 29.
O quilo do músculo, antes vendido a 14 reais, hoje custa entre 18 e 19 reais.
A arroba da vaca que estava há poucos dias em torno de 150 e 160 reais, hoje estava sendo paga em muitas cidades da nossa região a 180 reais, desde que não seja gado cruzado.
E, por incrível que pareça, por mais que uma pessoa seja experiente na pecuária, não pode afirmar se o preço da arroba vai aumentar ainda mais ou se teremos baixa da mesma nos próximos dias.
Chegou a hora de todos deixar de comprar a carne bovina , optando por outras carnes forçando a baixa nos preços …
concordo e so parar de comprar carne de vaca e compra outra.
Estão aproveitando a ocasião e cobrando mais caro pelo serviço (que é justo, já que há demanda). Todo final de ano é assim mesmo por conta do período entressafra e festas. Esse negócio de culpar exportações é uma falácia, pois as carnes não começaram ser exportadas ainda, mesmo que fossem, não seria exportada por qualquer Zé da esquina. Existe um padrão para exportação e esse padrão é muito alto, somente frigoríficos grandes conseguem essa licença.
Mito, faz arminha que passa.
E assim segue a vida do pobre que tende a piorar muitooooo.