Saneago inicia captação no Córrego das Cobras para tentar resolver problema de falta de água em Vianópolis

Depois que o nível de água do Córrego Dirceu baixou consideravelmente, o gerente do escritório da Saneago de Vianópolis, Valdeir Rodrigues Batista, procurou o agricultor silvaniense João Batista Caixeta e solicitou permissão para captar água no Córrego das Cobras, que fica cerca de 800 metros do sistema de captação dos Córregos Natália e Dirceu.

Após o consentimento do agricultor silvaniense, uma rede de tubos de 800 metros foi construída, e uma bomba instalada, que funciona com energia fornecida por um gerador.

A captação no Córrego das Cobras já está sendo feita. Segundo Valdeir Rodrigues Batista, estão sendo captados 28 mil litros de água por hora no Córrego das Cobras.

É um auxilio grande para resolver o problema de abastecimento de água em nossa cidade, segundo afirmou Valdeir. No entanto, como estão sendo captados menos de 100 mil litros por hora nos Córregos Dirceu e Natália, o volume total não é suficiente para atender à demanda dos moradores de Vianópolis.

Valdeir pretende colocar em funcionamento, nos próximos dias, o poço artesiano perfurado nas proximidades no Parque Santa Rita. Quando o poço entrar em funcionamento definitivamente, os problemas de falta de água na cidade serão solucionados, prevê o gerente local da Saneago.

E mais uma vez, ele pede que a população procure economizar água a todo momento, evitando lavar veículos e calçadas, pois a situação de abastecimento de água em Vianópolis é critica.

 

1 comentário em “Saneago inicia captação no Córrego das Cobras para tentar resolver problema de falta de água em Vianópolis”

  1. O Gerente a muito esta carregando essa empresa nas costas, a uns sete anos falta água no período seco em Vianópolis, o gerente se vira e resolve o problema com soluções emergenciais. A empresa não faz investimentos de longo prazo, apenas emergenciais. Não existe projetos de abastecimento que garantam o abastecimento futuro d’agua para Vianópolis, isso pode prejudicar o desenvolvimento da cidade. O manancial das atuais captações (Dirceu, Natália, Cobras) somados ao Areia, Bugre e Gameleira) desaguam no rio Vermelho corpo d’Água usado por Silvânia para fazer o descarte de esgoto. Vale observar que cerca de 50% das nascentes dos mananciais que abastecem Vianópolis encontram-se dentro do município de Silvânia. Como sera o abastecimento de água em Vianópolis daqui 20 anos caso a cidade continue com o mesmo ritmo de desenvolvimento e receba industrias que demandem o uso d’água. Sei de algumas empresas que visitarão Vianópolis e deixaram de investir em nosso município porque constataram que os recursos hídricos são escassos. Proprietários rurais principalmente na bacia de captação d’água da cidade estão deixando de investir preocupados com a concorrência por água. Para que o desenvolvimento aconteça, principalmente em municípios agrícolas como Vianópolis é necessário investimentos na preservação e manutenção dos recursos naturais principalmente os hídricos tanto por parte das empresas publicas quanto as particulares. O Santa Rita é o corpo d’água que recebera o esgoto tratado de Vianópolis e é extremamente explorado pela irrigação, Captar as águas do Santa Rita hoje ocasionaria um colapso nas irrigações, o Córrego apolinário também limite entre Vianópolis e Silvânia alem de também ser utilizado utilizado na irrigação possui zona de recarga em Silvânia . Restam as águas subterrâneas. É preciso saber se são suficientes para o abastecimento. Desenvolver de forma planejada e sustentável e o caminho, Vamos refletir sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima