Devido ao aumento nos números de casos de HIV e sífilis no município de Vianópolis, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando o trabalho de esclarecimento sobre essas duas doenças.
De acordo com dados divulgados pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, nos últimos oito anos em Vianópolis, houve um acréscimo de 600% nos casos de sífilis em gestantes. Somente neste ano, 22 casos de sífilis foram registrados.
Além disso, três casos de AIDS foram notificados em Vianópolis, neste ano que se finda.
Segundo Wenida Caixeta de Siqueira, Gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, os casos de HIV também aumentaram consideravelmente.
Diante destes números, a Secretaria realizará amanhã, 21, das 8 às 11h, na Praça 19 de Agosto, campanha de esclarecimento e sobre HIV e sífilis. Além de receber informações sobre as doenças, as pessoas poderão realizar testes rápidos de HIV e sífilis.
O teste é feito através da coleta de uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com um reagente. O resultado é conhecido de 15 a 20 minutos.
Wenida Caixeta esclarece que quanto mais cedo for diagnosticada a presença de vírus, melhor para o tratamento do paciente.