
Conforme já foi noticiado, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária resolveu desativar a Unidade Prisional de Vianópolis.
A transferência de 45 presos foi feita na última quinta-feira, 29/12.
Os presos provisórios foram levados para a Unidade Prisional de Silvânia, enquanto que os presos condenados foram transferidos para Catalão, Goiânia e Caldas Novas.
Contando com o trabalho de presos do semiaberto de Silvânia, o sistema de segurança, moveis e até mesmo a fachada com o nome da Unidade Prisional foram retirados ontem.
Pelo que apurou nossa reportagem, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária fará a devolução do prédio à Prefeitura Municipal, uma vez que a área pertence ao município de Vianópolis.
O prédio da então cadeia pública de Vianópolis foi construído na administração do ex-prefeito Sebastião Caixeta, que administrou Vianópolis no período de 01 de Janeiro 1979 a 01 de Janeiro de 1983.
Em 2018, o Conselho da Comunidade de Execução Penal, com a ajuda de empresários e da comunidade, reformou completamente o prédio e o cedeu ao Governo de Goiás. Desde então, a Unidade Prisional estava funcionando sob a responsabilidade do Governo Estadual.
Agora, na semana passada, a desativação começou. Com isso, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária fará a devolução do prédio à municipalidade nos próximos dias.

A pergunta que não quer calar. Qual foi o motivo da desativação dessa unidade prisional?