Centro de Atendimento para Enfrentamento de COVID-19 começa a funcionar amanhã, 04, com testagem da população

A Prefeitura de Vianópolis vai instalar amanhã, 04, o Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19.

O centro funcionará anexo à Unidade de Saúde do Centro de Vianópolis e contará com um médico, uma enfermeira e dois técnicos em enfermagem. No mesmo, funcionará consultório, sala de estabilização, sala de triagem e sala de isolamento.

E como Vianópolis está dentre os municípios do interior que fará parte da Rede “Dados do Bem”, criada pelo Governo de Goiás para enfrentamento da COVID-19, exames de RT-PCR serão realizados também no centro que começará a funcionar amanhã.

A testagem acontece por um aplicativo disponibilizado à população.

Após fazer uma autoavaliação, através da plataforma disponível, a pessoa poderá ou não ser convidada para realizar a testagem. Tudo vai depender das respostas dadas por cada um que usar a Rede ” Dados do Bem”, de forma que nem toda pessoa que utilizar o aplicativo será convidada para realizar a testagem.

Para participar, a população precisa baixar o Dados do Bem no celular, disponível gratuitamente nas lojas virtuais para Android e iOS, e fazer uma autoavaliação.

Com base nas respostas ao questionário, o aplicativo fará uma triagem e a pessoa que se enquadrar nos critérios, receberá um convite para fazer o exame RT-PCR.

Quem tiver indicação para fazer o exame receberá no celular um voucher com um QR Code, que será escaneado na unidade de saúde indicada no app.

O agendamento do teste se dará exclusivamente pela ferramenta.

É importante ressaltar que qualquer tipo de comunicação é feita pela própria plataforma. O Dados do Bem não envia mensagens por WhatsApp.

Caso o resultado dê positivo, o infectado indicará até cinco pessoas com quem ele tem mais contato.

Cada um desses indicados receberá uma mensagem no celular, com o voucher, e será convidado a também fazer o teste.

Dessa forma, o aplicativo consegue mapear a população afetada pelo novo coronavírus. O rastreamento permite identificar com maior precisão como está ocorrendo a propagação do vírus em cada cidade, para que as estratégias de isolamento social ou flexibilização serão ainda mais direcionadas.

As pessoas não contaminadas ou que tiveram o resultado negativo poderão manter o app no celular e acompanhar as estatísticas da cidade onde mora.

A maioria dos participantes não será testada, mas todos estarão contribuindo para o mapear os casos de coronavírus.

A ferramenta não utiliza os dados móveis dos celulares. Mesmo que o usuário não esteja conectado a uma rede de wi-fi nada será cobrado do seu pacote de dados.

 

thumbnail (21)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *