Descarte incorreto de lixo, entulho e até animais mortos nos arredores da cidade é um grave problema de Vianópolis

A atitude de certos vianopolinos que ainda tem o hábito de jogar lixo nos arredores da cidade, mostra que a falta de educação ambiental em nossa sociedade é grande.

Nos últimos dias, recebemos fotos enviadas por moradores que mostram lixo, restos de construção e até animais mortos, descartados nos arredores de Vianópolis.

Quem passa pela saída para o Guarirobal, próximo à Estação de Tratamento da Saneago, no Setor Esplanada da Estação, pode ver um amontoado de lixo descartado por “sujismundos” nas proximidades de um poste de energia elétrica.

Na saída para São Miguel do Passa Quatro, antigo campo de aviação de Vianópolis, pode se ver também lixo, restos de construção e até animais mortos descartados por pessoas que não tem o mínimo de educação.

No local mencionado, a Prefeitura Municipal realizou recentemente uma limpeza geral, mas muitas pessoas insistem em jogar todo tipo de lixo no antigo campo de aviação da cidade.

A atitude destas pessoas mostra que é preciso educar os jovens de hoje para que não se tornem pessoas com estas. Eles precisam ser ensinados que lugar de lixo é no lixão.

Ao invés de se deslocarem até os arredores da cidade, as pessoas devem ir ao lixão existente após o Setor Delfino e descartar corretamente o lixo que exista em suas casas.

É importante mostrar às pessoas que devemos dar nossa contribuição para criarmos um ambiente melhor para se viver.

Com o descarte de lixo de todo tipo e até mesmo de animais mortos, essas pessoas estão contribuindo para piorar o ar que respiramos e que, com certeza, será ruim também para elas e seus familiares.

Já passou da hora da Prefeitura Municipal passar a multar quem faz o descarte de lixo em locais proibidos. Somente desta maneira, será possível pôr fim a esta prática que acontece todos os dias em Vianópolis.

E fazemos uma pergunta para quem descarta lixo, animais mortos e restos de construção em locais inapropriados e que perturbam o próximo: Você gostaria que alguém jogasse lixo na porta da sua casa?

PERIGOS DO ACÚMULO DE LIXO NAS CIDADES

 Quem abre um pacote de bala ou qualquer outro produto e descarta a embalagem numa calçada pode pensar que aquilo não fará diferença, mas está enganado. São muitos os riscos causados pelo acúmulo de lixo – mesmo esses pequenininhos -, como enchentes e emissão de gases tóxicos.

“O lixo também pode gerar chorume e contaminar a água e o solo. Ainda pode servir de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças. As mais comuns são a leptospirose, peste bubônica e tifo murino, causadas pelos ratos, além de febre tifóide e cólera causadas por baratas, malária, febre amarela, dengue, leishmaniose e elefantíase, transmitidas por moscas, mosquitos e pernilongos”, explica Marçal Rizzo, professor assistente na Universidade Federal do Mato Grosso e doutorando em Geografia na área de Dinâmica e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP) – Campus de Presidente Prudente/SP.

DSC_7019

DSC03118

thumbnail (12)

Um comentário em “Descarte incorreto de lixo, entulho e até animais mortos nos arredores da cidade é um grave problema de Vianópolis

  • 11 de outubro de 2018 em 09:10
    Permalink

    É Um problema sério, enumeras vezes fiz comentários construtivos e não pejorativo a varias questões e já fui questionado e repelido por pessoas da Administração como se diz ( é um Alerta Fique calado ) Mas como um cidadão Vianopolino de bem e filho da terra pode fechar os olhos e tapar o ouvido a coisas que prejudica nosso bem estar presente e futuro sem propagar sua opinião e se sentir indignado sempre, ora minhas criticas é que precisa de fiscais em campo com apoio logístico para exercer uma fiscalização atuante sempre, e deixar a ideia esdruxula que se tiver uma fiscalização atuante é perca de votos e fere os companheiros apadrinhados, ta mais do que na hora de prismar pela realidade que meio Ambiente é vida e futuro, um bom quadro de fiscais treinados para tal é o caminho, tem que ter também amparo legal para fazer valer multas , com multas validas e rigor ameniza muito a situação, como eu disse fiscalização em campo , expressei minha opinião e o que penso como me favorece a constituição , e espero que não me venha com alertas quanto ao meu pensamento liquido e certo.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *