Família de Vianópolis investe na produção de uva e já comercializa produto na Feira Coberta de nossa cidade

Numa pequena propriedade rural na região do Rio do Peixe, distante 26 km de Vianópolis e a 6km da localidade de Caraíba, uma família vianopolina investe na produção de uva.

Este tipo de plantação é inusitado nas regiões de clima tropical semi-úmido, uma vez que o cultivo da videira é mais comum em locais de clima temperado como do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia e Pernambuco.

O casal Deurípedes de Souza Lobo e Idenir de Fátima Lobo, contando com a ajuda do filho, Thiago José de Souza, produzem uva em um hectare da pequena propriedade de 25 hectares.

E família já está comercializando o que produz na Feira Coberta de Vianópolis, aos domingos. Na banca da família na feira de nossa cidade, são comercializadas uvas e polpa.

A ideia de plantar uva foi de Idenir de Fátima Lobo, que após se aposentar como professora, resolveu dar início a outra atividade, tendo decidido plantar uva no cerrado.

E o projeto da família já está tendo bons resultados. Ele foi desenvolvido com o apoio da família Razia, de Itaberaí, que produz uva desde de 1998 e há algum tempo passou a dar consultoria a quem quisesse se dedicar à cultura da uva.

O jovem Thiago José de Souza foi entrevistado por nossa reportagem e contou detalhes do projeto que está sendo desenvolvido na Fazenda Rio do Peixe, município de Vianópolis. Segundo ele, o parreiral ocupou um hectare da pequena propriedade e exige muito cuidado, uma atenção diária.

A irrigação do parreiral é feita pelo sistema de micro aspersão.

Thiago informou que são plantadas variedades de uvas rústicas que resistem ao clima subtropical, destacando a espécie Isabel, que é mais para suco e vinho colonial, e a Niágara Rosa que é uma uva brasileira. São variedades que podem ser produzidas em pequenas propriedades e com melhor aceitação no mercado.

Thiago José de Souza contou que o plantio do parreiral se deu 2 anos e meio atrás e, agora, estão realizando a primeira colheita, foram quase dois anos colhendo conhecimento para poder iniciar o plantio do parreiral, pois o cultivo da usa exige muito trabalho. Demonstrando bastante humildade, ele reconheceu que são iniciantes e que precisam aprender muito para produzir mais e com qualidade.

Para fins comerciais, a plantação de uvas de Deurípedes, Idenir e Thiago, na Fazenda Rio do Peixe, é a primeira no município de Vianópolis.

A propriedade é um bom exemplo de como pequenas áreas rurais podem ter uma grande produtividade e renda na agricultura familiar.

DSC_0022

thumbnail (6)

thumbnail (4)

thumbnail (9)

9 comentários em “Família de Vianópolis investe na produção de uva e já comercializa produto na Feira Coberta de nossa cidade

  • 18 de setembro de 2018 em 11:32
    Permalink

    Amei ver essa matéria nas manchetes do Google. Parabéns Vianopolis👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    Resposta
  • 18 de setembro de 2018 em 13:10
    Permalink

    Parabéns ao trio que são amigos da gente é a profissão que mais admiro e respeito, aquele que planta e colhe afinal, ninguém vive sem alimentação e esse vem do produtor.

    Resposta
  • 18 de setembro de 2018 em 14:45
    Permalink

    Parabéns que o nosso Município siga o exemplo de alternativas de plantio …. E que a Secretaria de Agricultura entre na corrida de ajuda aos pequenos produtores a diversificação de suas atividades agricultas……

    Resposta
  • 18 de setembro de 2018 em 19:29
    Permalink

    caramba q maravilha parabens pra sua mamae Monica danielle

    Resposta
  • 18 de setembro de 2018 em 20:31
    Permalink

    Parabéns aos e filho! Desejo cada dia mais se cesso no trabalho e iniciativa…👏👏👏👏

    Resposta
  • 20 de setembro de 2018 em 08:28
    Permalink

    Coisa linda, trazer pro mundo a doçura da vida.

    Resposta
  • 20 de setembro de 2018 em 09:28
    Permalink

    PARABÉNS FAMÍLIA SOUZA SUCESSO

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *