O Frio engorda… Especialistas alertam para cuidados redobrados com a alimentação neste inverno

Por Olívio Lemos, com base em matéria publicada no Jornal Opção pela jornalista vianopolina Leicilane Tomazini.

Com a chegada do tempo frio, com certeza, os vianopolinos mudam seus hábitos. E, claro, as mudanças acontecem bem mais nos hábitos alimentares.

No inverno, é normal sentir mais fome, mas é preciso escolher bem os alimentos a serem consumidos, segundo orientam os especialistas.

Um antigo ditado “o frio engorda” é mais que verdadeiro. Nesta época, é maior a vontade de ingerir alimentos quentes e mais calóricos. Porém, é necessário ficar atento à quantidade de calorias ingeridas em excesso, tendo em vista que essa “energia extra” pode acarretar sobrepeso, e , consequentemente, problemas de saúde.

Os especialistas orientam priorizar as sopas de legumes e queijos “magros”, alimentos ricos em fibras como aveia, pão e arroz integral, que proporcionam maior saciedade, e chás bem quentes. Essas são boas dicas para manter o equilíbrio.

Mesmo com o tempo frio, as pessoas devem manter a frequência de atividades físicas, que aquecem o corpo, melhoram a disposição e contribuem para prevenção e cura de muitas doenças.

A verdade é que a vontade de comer não está atrelada apenas à necessidade fisiológica, mas também às nossas mentes. Por isso, a medida mais acertada será sempre a do equilíbrio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *