Prefeito de Orizona tranquiliza população e desmente boato sobre possível rompimento de barragem da Usina Hidrelétrica Corumbá

Após áudio ser publicado em grupos de WhatsApp de Vianópolis e região, alertando sobre possível rompimento de uma barragem da Usina Hidrelétrica Corumbá, nossa reportagem foi em busca de informações oficiais, uma vez que diversas pessoas nos procuraram querendo saber mais detalhes.

No áudio, um homem, sem se identificar, envia mensagem a uma pessoa orientando que, se ela souber de alguém que está se dirigindo para as proximidades do Rio Corumbá, peça para não ir, pois eles já estão retirando o povo da beira do rio, uma vez que a barragem está em alerta e pode estourar a qualquer momento. No final do áudio, o homem diz que já tem gente saindo e que “o trem tá feio”.

Junto com o áudio, foi enviada uma mensagem escrita URGENTE Diário X.

Falando à nossa reportagem, o Prefeito de Orizona, Joaquim Augusto Marçal, disse que o áudio não corresponde à realidade, uma vez que não existe alerta de rompimento de barragem. Ele acrescentou que não existe risco eminente de rompimento e que esta informação foi checada junto ao Corpo de Bombeiros de Goiás.

Em outro áudio, um funcionário da Usina Hidrelétrica Corumbá se dirige a um homem por nome de Tiago e informa que foi realizada uma visita de campo e é relativa ao PAE (Plano de Ação Emergencial), que precisa ser anualmente atualizado e validado pelo Corpo de Bombeiros de Goiás. No final da mensagem, o funcionário informa, inclusive, o nome do gestor da Usina, Luiz Gazolla, caso o seu interlocutor queira entrar em contato com ele e confirmar as informações, dizendo também que a barragem de Corumbá é uma das mais seguras do Estado de Goiás.

Além disso, o Secretário Municipal do Meio Ambiente de Orizona, Carlos Antunes de Oliveira, informou que a Direção da Usina Corumbá convidou representantes dos municípios de Orizona, Luziânia, Ipameri e Cristalina para uma reunião com o Corpo de Bombeiros de Goiás, a fim de mostrar o PAE (Plano de Ação Emergencial) e discutir ações de prevenções. Na reunião, não foi emitido nenhuma nota de alerta e que a população pode ficar tranquila.

Na reunião, que foi realizada em Goiânia, apenas representantes do município de Orizona marcaram presença.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *