Secretária de Saúde de Vianópolis registrou, até agora, 01 caso de gripe

thumbnail-19-8-300x225

De acordo com informação da Secretária Municipal de Saúde, Maria Angélica Umbelino, até a data de hoje, 10/01, apenas 01 caso de gripe foi notificado, oficialmente, em nosso município.

Ao ser indagada se trata da Influenza H3N2, Maria Angélica Umbelino disse que ainda não tem essa informação e afirmou que, tão logo saiba, passará à nossa reportagem. Ela finalizou dizendo que as pessoas que tenham os sintomas de gripe devem procurar uma Unidade de Saúde do nosso município.

Os sintomas da H3N2 são os mesmos tipicamente observados nas gripes: indisposição, dor de cabeça, febre, congestão nasal e tosse.

As infecções por vírus, aliás, são muito difíceis de serem combatidas — o mais comum é tratar os sintomas, e não a doença, que tende a se encerrar quando acaba o seu ciclo natural.

O período de incubação da H3N2 é o mesmo da gripe normal: de 3 a 5 dias.

O tratamento para a H3N2, portanto, se dá apenas por remédios que diminuem os efeitos dos sintomas, como o paracetamol e ibuprofeno.

Vale lembrar que a forma de evitar a contaminação é a mesma de todos os vírus respiratórios: evitar manter contato com gotículas de salivas por meio da tosse e da fala.

Portanto, é preciso seguir usando máscara, fazendo distanciamento social e mantendo os demais protocolos de higiene, como a limpeza constante das mãos.

A única forma de se prevenir contra a H3N2 é continuar com os mesmos cuidados que aprendemos a manter nos últimos dois anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *