Presença de cães de grande porte sem focinheira em praças públicas de Vianópolis é motivo de reclamações de muitas pessoas

Têm sido recorrente as reclamações, especialmente por meio das redes sociais e também à nossa reportagem, sobre a presença de cães de grande porte em praças públicas de Vianópolis sem o uso dos equipamentos de segurança que previnem acidentes entre os animais e as pessoas, tais como focinheira e guia curta.

Um morador da região central de nossa cidade acionou nossa reportagem em uma tarde destas e enviou fotos de um cão de grande porte em uma das praças de Vianópolis, sem focinheira. Ele, que estava com seu neto, deixou a praça com receio que o animal estranhasse um dos presentes, vindo a agredi-los.

Mesmo com o argumento de uma pessoa de que o dono do cão havia informado que se tratava de um animal dócil, o avô preferiu deixar o local, resguardando-se de qualquer problema. Ele disse à nossa reportagem que, em se tratando de um animal, o dono não pode garantir que ele não agredirá nenhuma pessoa em um espaço público, pois a presença de uma fêmea no cio ou um gesto brusco de um adulto ou criança inocente podem mudar o comportamento de um cão.

Outro morador denunciou à nossa reportagem que na Praça João Mesquita, Setor Santo Agostinho, sempre são vistos cães de grande porte ao lado de seus donos, mas sem focinheira. Para ele, quem passa perto destes cães ficam apreensivos e sempre com medo de ser agredido, por isso, pede que as autoridades competentes realizem fiscalização, buscando notificar os proprietários de cães que os levam para as praças públicas da cidade, sem os equipamentos de segurança.

Além desta fiscalização, o morador sugere que a Prefeitura Municipal coloque nas praças placas informativas quanto à lei que exige o uso de equipamentos de segurança para a frequência de cães nas praças públicas de nossa cidade.

interação-entre-cães-e1556300602268

3 comentários em “Presença de cães de grande porte sem focinheira em praças públicas de Vianópolis é motivo de reclamações de muitas pessoas

  • 23 de julho de 2019 em 9:25 AM
    Permalink

    Vianópolis…cidade sem lei, em todos os aspectos, quem manda é quem tem poder aquisitivo.

    Resposta
  • 23 de julho de 2019 em 3:46 PM
    Permalink

    E sobre as fezes desses animais? O dono também não deveria recolher?
    Mães gritando o tempo todo: Cuidado com o cocô!
    Já vi crianças irem embora chorando porque se sujaram, e não há água disponível para se lavarem.
    Parabéns pela reportagem, Olívio!

    Resposta
  • 24 de julho de 2019 em 7:41 PM
    Permalink

    Penso q além dos cães de grande porte sem coleiras e focinheiras, o problema maior está na quantidade de fezes espalhadas em todas as praças. Na praça do St. Santo Agostinho, nas redondezas do Ginásio de esporte e na praça do Bairro Michele está cheio de cocô de cachorros, isso é caso de saúde pública, visto que muitas crianças estão frequentando esses lugares para brincar, até dentro do parquinho atrás do Ginásio tem donos entrando com cachorros e deixando eles fazer suas necessidades. A prefeitura precisa urgente fazer campanha de conscientização para os donos coletar as fezes de seus animais. Entregar pampletos, espalhar placas de advertência, ir na rádio. Alguma coisa precisa ser feita.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *